O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado dia 28 de agosto, também marca o início das comemorações dos 20 anos do programa Força Voluntária, que reúne empregados e empregadas da Itaipu Binacional que se dedicam a atividades de voluntariado. O evento teve a presença do diretor administrativo Iggor Gomes Rocha. “Celebrar 20 anos do nosso programa de voluntariado é um orgulho. Nossos projetos sociais, como o Força Voluntária, impactaram mais de 10 mil pessoas em 18 meses, devolvendo à sociedade o que recebemos. Para nós, isso é o mínimo que podemos fazer”, afirmou.
Em 2004, um grupo de empregados que já trabalhava como voluntário se organizou para criar um programa de voluntariado. Como esse projeto foi aprovado e ratificado pela Itaipu em 2005, a celebração formal dos 20 anos irá ocorrer no ano que vem. A reunião ordinária desta quarta-feira (28) discutiu as próximas ações do Força e o planejamento das comemorações de duas décadas do programa.
O Programa de Voluntariado da Itaipu Binacional é supervisionado pela Assessoria de Responsabilidade Social, da Diretoria Geral Brasileira, e hoje conta com 136 colaboradores.
“O programa Força Voluntária empodera o empregado para exercer sua cidadania. Ele apoia e estimula a atuação voluntária; conecta cada participante com a sua comunidade. Além disso, vincula a Itaipu com a missão de sustentabilidade e de desenvolvimento social, criando um elo entre o voluntário e a responsabilidade social da empresa”, afirmou a coordenadora do programa, Jessica Maris Maciel.
O aposentado Marcos Antônio Teixeira da Silva chegou à empresa em 1976 e uniu o amor ao esporte com a vontade de ser voluntário. Ele participou de diversos projetos de voluntariado voltados a crianças e a atividades físicas. “Eu gosto de destacar o impacto que nosso programa tem sobre adolescentes e crianças. Hoje em dia, isso é extremamente importante, pois faz uma diferença significativa na vida de muitas delas. O mais importante é a oportunidade de ter uma instituição como a Itaipu apoiando, fornecendo subsídios para que as entidades possam realizar suas atividades”, destacou.
A analista Simonne Helen de Macedo Brondani, da Divisão de Educação Ambiental, conta que desde que entrou na Itaipu sentiu vontade de participar, mas resolveu esperar suas filhas (na época pequenas) crescerem um pouco. Hoje elas são adolescentes e participam das ações. “O Força Voluntária nos direciona para ajudar melhor, indicando as instituições e ações que precisam de apoio. Isso é muito importante, pois muitas vezes queremos fazer o bem, mas não sabemos por onde começar. Participar desses eventos é gratificante, pois vemos o impacto positivo nas crianças e nas comunidades. A vida nos proporciona momentos incríveis, e ajudar o próximo com amor sempre traz resultados positivos. Participem, é uma experiência maravilhosa”, convida.
da Itaipu Binacional