A Itaipu Binacional, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Itaipu Parquetec, assinou nessa quarta-feira (6) o projeto “Caminhos Sustentáveis: Inovação, Renda e Conservação no Campo”, que beneficiará 5 mil agricultores familiares por meio de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) gratuitamente. O projeto abrange 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.
O investimento total é R$ 50.211.569,00 e a vigência do projeto é de dois anos. O objetivo é fortalecer a sustentabilidade agrícola das pequenas propriedades rurais, aumentar a produtividade, elevar a renda e melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras. Além disso, o projeto promove a oferta de produtos saudáveis e de qualidade para os consumidores, garante a conservação da biodiversidade e a segurança hídrica da região.
“É possível fazer política socioambiental, dando qualidade de vida e gerando renda aos agricultores. Queremos ouvir muito, debater muito e construir um projeto coletivo e concreto, com a aplicação do conhecimento acadêmico para que mude, de fato, a vida das pessoas”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
Para a representante residente adjunta do Pnud, Elisa Calcaterra, a proposta é inovadora por incluir a população na decisão das tomadas de ações. “O projeto realmente conta com a participação executiva das comunidades em sua execução. Nosso papel é apoiar este aprimoramento do conhecimento e trazer ferramentas tecnológicas para fortalecer a economia da região”, comentou.
A organização das ações do projeto é feita pelos 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental, abrangendo todos os 434 municípios atendidos pelo Programa Itaipu Mais que Energia. Serão 70 agentes técnicos, que vão aplicar a metodologia da Política Nacional de Ater (Pnater).
De acordo com o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a iniciativa se alinha aos esforços do Governo Federal em conduzir a COP 30, que acontece em Belém (PA) em novembro, para combater o aquecimento global. “As mudanças climáticas impactam diretamente nas atividades da agricultura e nós precisamos ter medidas que nos permitam passar por esse momento”, disse.
Após a cerimônia, os representantes técnicos da Itaipu, Ronaldo Pavlak, e do Pnud, Gustavo Matsubara, apresentaram o Projeto Caminhos Sustentáveis.
da assessoria