Uma ação que acolhe. O Projeto Abraço do Pai, desenvolvido pelo Ministério de Promoção Humana da Renovação Carismática Católica, presta atendimento espiritual, material e recreativo às mais diversas comunidades da Diocese. Ele iniciou em 2018 e já beneficiou localidades de Irati, Telêmaco Borba, Ipiranga e Castro, oferecendo, sempre que possível, confissões, louvor, oração, serviços de saúde, de orientação jurídica, social, psicológica, o ‘Varal Solidário’, com a oferta de roupas e sapatos, além de diversão e pintura facial para as crianças. As próximas edições do projeto estão marcadas para dia 1º de dezembro, no Setor 8, na Capela Nossa Senhora do Rocio/Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, e, dia 6 de dezembro, em Ponta Grossa, abrangendo os Setores 1 a 4, na Capela Nossa Senhora de Lurdes/Paróquia Espírito Santo, a ‘igreja da Gruta’, no Bairro Maria Otília.
De acordo com Andressa Visineski Dobrzanski, coordenadora do Ministério da Promoção Humana para o biênio 2024-2025, a intenção é atingir a Diocese toda, por intermédio dos Setores. “Conforme a ex-coordenadora Simoni Batista dos Santos, que coordenou o ministério em 2017/2018, o primeiro ‘Abraço do Pai’ aconteceu em 2018, na Capela São Vicente de Paula, na Vila Nova, em Irati, no mesmo ano em que ocorreu o primeiro encontro estadual do Ministério da Promoção Humana. Este ano, o projeto foi realizado no Setor 7, em Irati, dia 18 de agosto, com a oferta dos serviços de nutricionista, psicólogo, corte de cabelo, bazar, lanche, massagem, designer de sobrancelha, atendimento de confissões e orações por cura e libertação com o grupo da RCC. Em coordenações anteriores, conseguimos levar apenas a Irati e Telêmaco Borba”, conta Andressa.
Em 2024, o projeto vai atingir boa parte da Diocese. “Já aconteceu em Irati, em Castro (Setor 5), na Capela Mãe da Divina Graça/Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Pandorf, sábado (19), e, no domingo, em Lustosa Capivari, na Capela Santo Antão, no interior de Ipiranga, que fica a aproximadamente 28 quilômetros do centro. Durante toda a tarde, foram oferecidas manicure, maquiagem, aferição de pressão por uma técnica de enfermagem, pintura facial para as crianças, design de sobrancelhas, barbeiro, cortando cabelo dos homens e meninos, o bazar solidário, distribuição de doces, lanche, e o atendimento de oração, com a coordenadora diocesana do Ministério de Oração por Cura e Libertação Daiane de Paula. Finalizou com grupo de oração e a encenação de um teatro, mostrando Nossa Senhora conduzindo quem estava participando para ir ao encontro do Pai, para um abraço”, detalhou Andressa.
Castro
Castro e o Setor 5 receberam o projeto pela primeira vez. As ações tiveram o apoio de voluntários, do Centro Nacional Integrado de Cursos (Cenaic) e da prefeitura, que cedeu as barracas da estrutura. Foram oferecidos gratuitamente serviços de corte de cabelo masculino, manicure, aferição de pressão e de glicemia, teste de visão e encaminhamento a um especialista, se necessário. Também orientações de psicologia, jurídicas, de assistente social, além do Varal Solidário, com a cessão de roupas. Houve ainda pintura facial nas crianças, piscina de bolinhas e cama elástica. Padre Nelson Luiz Martins, da Paróquia São Judas Tadeu, atendeu confissões e integrantes do Ministério de Oração por Cura e Libertação ficaram à disposição para rezar com a comunidade. O projeto se estendeu das 13h30 às 16 horas. Louvor e pregação encerraram as atividades, que serviu ainda cachorro quente, refrigerante e doces a todos.
“Escolhemos um lugar menor, carente e onde funciona um grupo de oração nosso. Aproveitamos para divulgar a RCC na capela. O projeto foi autorizado pelo padre José Lauro (Gonçalves, pároco). Tivemos apoio da comunidade, do CPC, de empresas parceiras, ajudando, e da RCC. Os alunos dos cursos do Cenaic nos ajudaram com os cortes de cabelo e manicure. Houve aferição de pressão arterial e teste de glicemia e de visão, viabilizado por uma ótica da cidade, que fez orientações quanto a necessidade da consulta de um especialista, conseguindo desconto, a partir da ótica. E a pintura no rosto das crianças, piscina de bolinhas e cama elástica ajudaram a atrair as crianças”, ressaltou Fernanda Marchel, coordenadora do Ministério da Promoção Humana do Setor 5.
da assessoria