Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025

Projeto de combate à pobreza menstrual completa quatro anos no PR

Iniciativa que garante mais dignidade a adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica contou a participação da deputada estadual Mabel Canto (PP)
2025-09-29 às 14:05
Foto: Divulgação

A deputada estadual Mabel Canto (PP) comemora os quatro anos do projeto de Lei n° 20.717/21 em vigor de autoria dela e de outros deputados e deputadas que estabelece o fornecimento de absorventes em escolas públicas e unidades básicas de saúde no Paraná.

Para Mabel Canto, a distribuição gratuita de absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social é um dever do Estado. “Nós apresentamos o projeto que se tornou Lei, porque defendemos que toda pessoa que menstrua tem direito à dignidade menstrual. Muitas mulheres e meninas sofrem diariamente por não terem condições de comprar um absorvente. Essa é mais uma conquista que traz igualdade e dignidade à saúde da mulher”, afirmou a parlamentar.

A dignidade menstrual é uma questão que envolve aspectos de saúde pública, educação, cidadania e autoestima. Há milhares de pessoas que menstruam sem acesso a absorventes. “Essa precariedade, também chamada de pobreza menstrual, leva a consequências como ausências recorrentes na escola e no trabalho e a necessidade de usar objetos como papel higiênico, jornais, papelão, roupas velhas e até miolo de pão no lugar de absorvente”, reforçou a deputada estadual.

O Paraná foi um dos estados pioneiros no debate e aprovação de uma legislação específica para combater a pobreza menstrual. O projeto de lei estadual em vigor há quatro anos incentivou a discussão do tema no Congresso Nacional e levou o Governo Federal a disponibilizar o absorvente íntimo nas 31 mil unidades da Farmácia Popular no país. No Paraná, 2.812 farmácias estão credenciadas para distribuição em 374 municípios.

Das assessorias