A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec realizaram, na quinta-feira (27), em Medianeira (PR), a cerimônia de encerramento do convênio “Educação para a Saúde e Sustentabilidade – Combate ao Mosquito Aedes aegypti”. Realizado na Escola Municipal Carlos Lacerda, o evento reuniu autoridades locais, educadores e estudantes para celebrar as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2024.
O projeto, uma parceria entre Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, teve como principal objetivo conscientizar crianças e suas famílias sobre a importância das medidas preventivas contra o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
Foram distribuídos 123 mil materiais pedagógicos aos estudantes e 8 mil livros. A iniciativa alcançou 52 cidades e 535 escolas nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Foram concedidas bolsas de tutoria a 466 professores. Em Medianeira, a iniciativa envolveu 13 escolas, com a participação de 284 educadores e mais de 3,6 mil alunos do Ensino Fundamental I.
“A atuação da Itaipu na promoção da saúde e da educação ambiental reforça seu compromisso com o desenvolvimento social. Estamos atuando em várias frentes pela saúde da população do Paraná, como com a instalação de painéis fotovoltaicos em hospitais”, disse Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. “E projetos como este mostram que é possível combater desafios como a dengue com ações educativas que mobilizam escolas, famílias e comunidades inteiras”, completou.
O diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, destacou o impacto do projeto. “O programa buscou soluções concretas para o problema da dengue, e a educação é um dos fatores essenciais. As crianças se tornam fiscais dentro das próprias casas, ajudando a conscientizar toda a família sobre os riscos da água parada e a importância da prevenção”.
Reconhecimento
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Medianeira, Antônio França, da secretária municipal de Educação, Rosiane Limberger, e de outras lideranças locais. O prefeito parabenizou os participantes e ressaltou a relevância do projeto. “Esse trabalho tem sido extraordinário. Vemos o quanto os alunos estão aprendendo e levando esse conhecimento para suas famílias. É uma luta constante contra o mosquito, e a educação é nossa maior aliada”.
O evento também contou com atividades lúdicas, entrega de prêmios aos professores e estudantes que se destacaram no projeto, e reforçou a importância da educação como ferramenta fundamental na promoção da saúde pública.
da Itaipu Binacional