há uma hora
Assessoria

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou a instalação de 31 geradores elétricos a diesel em municípios do Litoral, com o objetivo de assegurar o fornecimento de água e o funcionamento das estruturas de saneamento durante as festividades de fim de ano e ao longo do Verão Maior Paraná. O investimento estimado é de R$ 1,3 milhão, destinado a captações, estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios e elevatórias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
Na última segunda-feira, a captação Rio das Pombas e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Matinhos receberam os primeiros equipamentos, que devem começar a operar ainda em dezembro. Os geradores foram instalados para evitar interrupções decorrentes de quedas de energia, comuns na temporada, quando a demanda por água cresce de forma significativa.
Segundo a Sanepar, o consumo aumenta cerca de 60% entre dezembro e fevereiro e pode superar 100% durante as festas de fim de ano. Em regiões litorâneas, a perda de energia elétrica compromete diretamente o abastecimento, causando transtornos a moradores e turistas em um período de alta movimentação.
“Toda vez que houver uma intermitência, os geradores serão uma segurança operacional para solucionar o problema. Eles estarão disponíveis ao longo de toda a temporada”, explicou Marcos Eduardo Diniz, gerente da Regional Litoral. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, reforçou que a companhia trabalha 24 horas por dia para garantir água tratada em quantidade e qualidade às 345 cidades atendidas no estado.
A estrutura para o verão deste ano será maior que a anterior: no último período de alta temporada, 29 geradores foram disponibilizados; agora, a companhia ampliou a frota para evitar instabilidades nas elevatórias. Além disso, 30 empregados serão realocados para o Litoral para reforçar o atendimento a possíveis ocorrências. Os geradores permanecerão em operação até o final de fevereiro.
Além das ações de abastecimento, a Sanepar levará ao Litoral pontos de hidratação, chuveiros, iniciativas ambientais e limpeza das praias após os shows da programação do Verão Maior Paraná. A agenda completa pode ser consultada no site oficial do Governo do Estado.