Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Sesa monitora quatro casos suspeitos de meningite bacteriana no Paraná

2023-06-20 às 13:38
Secretaria de Saúde do Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 20ª Regional de Saúde de Toledo, informa que foi notificada nesta segunda-feira (19) sobre quatro casos suspeitos de meningite bacteriana, meningocócica, após uma festa junina no município de Quatro Pontes, no Oeste do Paraná.

Duas pessoas estão internadas em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Uma terceira pessoa que contraiu a doença também está internada. As idades das vítimas não foram divulgadas, mas a 20ª Regional de Saúde de Toledo afirmou que o quadro dos três é estável. Um caso suspeito também está sendo acompanhado.

Destes casos, um já foi confirmado como meningite meningocócica tipo C (uma mulher, 19 anos, residente de Toledo) e os demais seguem em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). O resultado dos exames deve ser divulgado ainda esta semana.

A meningite meningocócica é provocada por uma bactéria. Esta é considerada a versão mais perigosa da doença, com alta letalidade e transmitida pelo ar e também pela saliva.

A Sesa, em parceria com as regionais e municípios, alerta a população para os cuidados básicos de higiene, etiqueta respiratória, ventilação de ambientes e especialmente a vacinação contra a doença. No ano passado, o Estado atingiu 85,71% da meta vacinal da vacina Meningocócica C (indicada para crianças menores de um ano) e da vacina ACWY (incorporada em 2020 e atualmente destinada a adolescentes de 11 a 14 anos) o registro de 2022 indica 116,6 mil vacinas aplicadas dentro da estimativa de 600 mil adolescentes nesta faixa etária, menos de 20% da população-alvo.

Casos no Paraná

O Paraná registrou este ano, 315 casos confirmados e 13 óbitos de meningite. Destes, 101 casos e sete óbitos são relacionados a meningite bacteriana; 155 casos e quatro mortes de meningite viral; 42 casos e uma morte de meningite não especificada e 17 casos e um óbito de meningite por outras etiologias.

Já com relação a meningite meningocócica, que está inclusa nos dados de meningite bacteriana, o Paraná registrou sete casos e duas mortes em 2023. Dentre essas confirmações, dois casos confirmados são do município de Toledo (um caso de abril e o novo caso confirmado nesta semana).

Com informações da Prefeitura de Quatro Pontes e do g1