há um dia
Matheus Gaston

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, na manhã desta terça-feira (11), mais uma morte provocada pela passagem de ao menos três tornados que atingiram o Paraná. A vítima é José Eronides de Almeida, de 70 anos. Já são sete mortes: seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
De acordo com a Sesa, José Eronides faleceu na manhã de sábado (08), na Unidade de Saúde Central de Rio Bonito do Iguaçu, após sofreu uma insuficiência cardíaca aguda.
"Ele não chegou a ser encaminhado para o sistema regulado. A situação foi informada pelo município de Rio Bonito do Iguaçu e enquadrada como estresse pós-trauma no contexto do tornado", explica a Sesa em nota.
O velório de José Eronides aconteceu na Capela Mortuária de Laranjeiras do Sul. O corpo da vítima foi sepultado na manhã de segunda-feira (10), no Cemitério Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, de acordo com a Funerária Iguaçu.
As outras vítimas fatais do tornado são Jose Neri Gemerias (53), Jose Gieteski (83), Adriane Maria de Moura (47), Claudino Paulino Risse (57), Jurandir Nogueira Ferreira (49) e Julia Kwapis (14).
Dos 835 atendimentos em decorrência direta do desastre, 20 pessoas seguem internadas. Dos internamentos, 11 estão em Guarapuava: 4 no Hospital São Vicente de Paulo e 7 no Hospital Santa Tereza. Outros 6 pacientes estão em Laranjeiras do Sul: 3 no Hospital São Lucas e 3 no Instituto São José. No Hospital Universitário de Cascavel permanecem 3 pessoas.
Na manhã de segunda-feira, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de ao menos três tornados. Rio Bonito do Iguaçu teve um tornado categoria F3 na escala Fujita. Turvo e o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, tiveram tornados na categoria F2. Além dos três tornados já confirmados, a equipe segue realizando estudos e análises de outras ocorrências suspeitas - veja mais detalhes aqui.