Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

Silvio Barros anuncia Zona de Processamento de Exportação e maior data center da América Latina em Maringá

2025-01-23 às 15:18
Foto: Reprodução

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, iniciou, nesta quinta-feira (23), os trâmites junto ao governo federal para a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área destinada a atrair investimentos por meio de benefícios fiscais. Durante um evento na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Barros informou que o projeto da cidade busca impulsionar o desenvolvimento regional, oferecendo incentivos fiscais para empresas.

A proposta é que a ZPE seja localizada em áreas próximas ao aeroporto regional. O processo teve início com decretos para desapropriação das terras necessárias à implementação do projeto, que, de acordo com o prefeito, garante benefícios fiscais e atrai investimentos para a região. “São áreas de livre comércio, com a concessão de benefícios fiscais, para que as empresas exportem e promovam o desenvolvimento econômico, gerando, obrigatoriamente, mais empregos, maior qualificação da mão-de-obra e mais renda para a comunidade”, declarou nas redes sociais.

Embora existam atualmente duas ZPEs no Brasil, a demanda por novas zonas é grande. Maringá agora integra essa lista de cidades que buscam aproveitar as vantagens de uma ZPE.

Um dos primeiros investimentos previstos para a área é a instalação de um data center de inteligência artificial, o primeiro da América Latina, que pertence a uma empresa com unidades nos Estados Unidos, México e Suíça. O anúncio foi feito pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros. O CEO da empresa, Fernando Palamone, afirmou que as obras para a construção do data center começarão em até seis meses, mesmo que a criação da ZPE ainda esteja em processo de aprovação.

com informações da CBN Maringá