Silvio Barros tem 33% das intenções de voto à Prefeitura de Maringá em 2024, mostra pesquisa | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Silvio Barros tem 33% das intenções de voto à Prefeitura de Maringá em 2024, mostra pesquisa

2023-04-11 às 11:12

O ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros II, é o preferido dos eleitores em uma eventual disputa à Prefeitura Municipal em 2024. É o que mostra uma pesquisa feita pela IRG Pesquisa e Inteligência Competitiva, instituto de pesquisas sediado em Curitiba e que realizou, neste mês de abril, a primeira pesquisa de intenções de votos para as eleições do ano que vem na Cidade Canção.

Chefe do Executivo entre 2005 e 2012, Barros lidera tanto a pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são informados ao eleitor – quanto a estimulada – quando os nomes são apresentados.

Em um universo de 9 candidatos, Silvio lidera a pesquisa estimulada com folga, com 32,8% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-deputado estadual Homero Marchese (Republicanos), com 12,3% das intenções, seguido de Mario Verri (PT), com 8,3%.

Já na pesquisa espontânea, Silvio Barros também lidera, com 8,6% das intenções de voto, seguido de Ulisses Maia (PSD), com 8,4%. Importante pontuar que, como dito acima, na pesquisa espontânea é o próprio eleitor quem diz o nome de quem gostaria de votar, sem que a lista seja apresentada para ele. Citado entre as pessoas que responderam a pesquisa, Ulisses Maia não poderá concorrer ao Executivo em 2024. O terceiro colocado no cenário espontâneo também é Homero Marches, com 3,5% das intenções de voto.

A 1 ano do início das convenções partidárias, ainda não é certo que Silvio Barros II será candidato a prefeito, embora o ex-chefe do Executivo já tenha manifestado o desejo de voltar para a política recentemente. Em março, o Maringá Post trouxe uma lista de pré-candidatos que já estão se movimentando nos bastidores. 

O estudo da IRG Pesquisa e Inteligência Competitiva entrevistou 600 eleitores entre os dias 1º e 6 de abril, em mais de 60 bairros divididos em 9 regiões da cidade. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Indecisão ainda presente no eleitorado

Na pesquisa estimulada, 11% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados. Já na espontânea, 62,3% afirmaram que ainda não sabem ou preferiram não responder em quem votariam, enquanto 10,2% das pessoas disseram que não votarão em nenhum candidato em 2024.

Clique aqui e acesse o caderno completo.

do Maringá Post – Foto: Arquivo/PMM/Assembleia Legislativa