Os temporais que atingem o Paraná desde o fim de semana continuam causando impactos significativos no fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do estado. De acordo com a Copel, aproximadamente 405 mil domicílios estão sem energia nesta segunda-feira (22), em razão das fortes chuvas, ventos intensos e descargas atmosféricas.
As equipes da companhia estão mobilizadas desde o início dos eventos climáticos e seguem atuando em mais de 5.800 ocorrências registradas para inspeção e manutenção da rede elétrica. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste. Há também registros de descargas atmosféricas intensas nas regiões Oeste, Noroeste e no Vale do Ivaí.
Na cidade de Bandeirantes, no Norte do estado, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. Apesar dos danos, a Copel informou que não há interrupção no fornecimento de energia nas áreas atendidas por essas torres, pois linhas alternativas foram ativadas. A reconstrução das estruturas deve ser concluída até o fim desta semana.
As regiões Oeste e Sudoeste concentram um dos maiores volumes de chamados, com mais de 1.300 ocorrências em atendimento. Os municípios com maior impacto no fornecimento de energia nesta manhã são: Anahy, Cruzeiro do Iguaçu, Iguatu, Iracema do Oeste, Lindoeste, São Jorge do Oeste, Terra Roxa e Tupãssi.
A Copel orienta que a população não se aproxime de fios caídos ou postes quebrados e siga as recomendações da Defesa Civil. Situações de risco devem ser comunicadas pelo telefone 0800 51 00 116.
A falta de energia pode ser registrada pelos seguintes canais:
Aplicativo da Copel
Site: www.copel.com
WhatsApp: (41) 3013-8973
A companhia segue monitorando as condições do tempo, com as equipes operacionais em campo até que o serviço seja totalmente restabelecido.
Leia abaixo a íntegra da nota enviada ao D’Ponta News:
Equipes da Copel estão em campo desde o início dos temporais no Paraná, e seguem mobilizadas nesta segunda-feira (22), quando o eixo da frente fria ainda avança sobre todas as regiões, provocando chuvas em boa parte do estado.
Em todo o Paraná, aproximadamente 405 mil domicílios estão com o fornecimento de energia elétrica interrompida em decorrência do evento climático, em mais de 5.800 ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia.
De acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, além das precipitações, há registro de muitas descargas atmosféricas nesta manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas.
Em Bandeirantes na região Norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. As regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda. Trabalhadores locais e de outras regiões irão trabalhar na reconstrução das estruturas, com previsão de conclusão para o final desta semana.
Nas regiões Oeste e Sudoeste, são mais de 1.300 ocorrências para atendimento. Os municípios com maior impacto sobre o fornecimento de energia nesta manhã são Anahy, Cruzeiro do Iguaçu, Iguatu, Iracema do Oeste, Lindoeste, São Jorge do Oeste, Terra Roxa e Tupãssi.
CANAIS DE ATENDIMENTO – A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.
SEGURANÇA – Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos. Situações de risco devem ser relatadas à Copel através do telefone 0800 51 00 116.