há 2 horas
Heryvelton Martins

Após tornados recentes em cidades do Paraná, como Candói, Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu, um nuvem com formato de funil assustou moradores de Palotina, no Oeste do estado. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) esclareceu que o fenômeno registrado era um funil, que só pode ser considerado tornado se tocar o solo. Além disso, destacou que tornados não associados a supercélulas são muito mais fracos e que o funil observado não se originou em uma supercélula, o que minimiza o potencial destrutivo.
O Simepar alertou para a continuidade das instabilidades climáticas no Paraná nos dias seguintes, com pancadas de chuva, risco de temporais e queda nas temperaturas, especialmente com a chegada de uma nova frente fria e baixa pressão atmosférica vinda do Paraguai. A previsão indica que o tempo instável permanecerá no estado até o sábado, com chuvas se espalhando e volumes elevados de precipitação em várias cidades.
Segundo informações da RIC, esse fenômeno gerou preocupação porque remeteu aos tornados da semana anterior, que causaram danos e ferimentos graves, sendo o tornado em Rio Bonito do Iguaçu classificado como F2 na Escala Fujita, com ventos entre 180 e 250 km/h. O Simepar recomendou que a população continue acompanhando os alertas meteorológicos e evite áreas afetadas.