A TV Paraná Turismo e a Rádio Educativa, emissoras vinculadas à Secretaria de Estado da Comunicação, foram premiadas no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Paraná, neste sábado (28), durante a Feira do Empreendedor, em Curitiba. A televisão e a rádio se destacaram ao conquistar os primeiros lugares em suas respectivas categorias. A Rádio Educativa obteve o 1º e o 2º lugares na categoria Jornalismo em Áudio, enquanto a TV Paraná Turismo ficou com o 1º e o 3º lugares na categoria Jornalismo em Vídeo.
A Rádio Educativa venceu o primeiro lugar com a reportagem “Paraná é referência nacional em produtos com indicação geográfica”, de Andressa Tavares e Elaine Nunes. O segundo lugar foi conquistado com o material “Novos Negócios: Mulheres empreendedoras inovam e contribuem para o Paraná ser um dos líderes na abertura de empresas”, produzida por Giovanna Palaoro, Janiele Delquiqui e Joaci Santos.
Na categoria Jornalismo em Vídeo, a TV Paraná Turismo conquistou o primeiro lugar com a série de reportagens “Círculo Virtuoso”, realizada pela equipe formada por Bruno de Oliveira, Stephanie D’Ornelas, Fabio Freitas, Marcio Renato dos Santos, Vânia de Sales, Carolina Bispo e Cléia Alberti. O terceiro lugar ficou com a reportagem “Ideias inovadoras movimentam o turismo rural no Paraná”, da jornalista Marilena Chociai Rizzi, com apoio de Fábio Freitas e Dennys Moreira.
Atualmente, a programação pode ser assistida pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta de Curitiba e região metropolitana – e futuramente nas novas praças dos transmissores – e canal 509 na Claro/NET. Desde o ano passado a transmissão é feita para todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2, além de operadoras de TV a cabo. A programação ao vivo também está disponível no site da TV Paraná Turismo.
A Rádio Educativa FM opera na frequência 97.1 MHz em Curitiba e região. Já a Educativa AM transmite na frequência 630 kHz. Parte da programação da rádio, bem como do conteúdo da TV, pode ser acessada por meio de plataformas de streaming, como YouTube (TV e rádio) e Spotify.
O 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Paraná teve 162 trabalhos inscritos, distribuídos nas categorias de Texto, Vídeo, Foto, Áudio e Jornalismo Universitário, novidade neste ano. O tema central foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, e a competição nacional alcançou 3.076 inscritos de todo o Brasil.
Todos os trabalhos inscritos passaram por triagem inicial realizada pelo Sebrae Nacional, e 42 foram encaminhados para avaliação por um júri estadual. A premiação total de R$ 56 mil foi distribuída entre os vencedores das quatro categorias principais: R$ 8 mil para o 1º lugar, R$ 4 mil para o 2º, e R$ 2 mil para o 3º. As equipes premiadas receberam troféus, e os vencedores da categoria Jornalismo Universitário ganharam uma mentoria especial.
da AEN