A Justiça Eleitoral decidiu cassar o mandato do vereador de Prudentópolis, Iroslau Woruby (PSDB), acusado de comprar votos nas eleições de 202. O Tribunal Superior Eleitoral ainda determinou que ele deve pagar multa de R$ 15 mil. O ofício foi publicado na terça-feira (13) e expedido pelo juiz eleitoral da 30ª Zona Eleitoral da Comarca do município, Ronney Bruno dos Santos Reis. A decisão aponta que o parlamentar comprou votos de eleitores com vale-combustível, dentaduras e exames médicos para os moradores.
Iroslau conseguiu 699 votos durante o pleito e estava no quinto mandato na cidade. O Ministério Público do Paraná entrou com ação para investigar o ato em 2020 e periciou o celular do vereador, onde foram encontradas provas. Conforme o MP, pelo menos 27 eleitores foram “beneficiados” com vale de abastecimento de dez litros de combustível. Ivo Proczikevicz (PSDB), que obteve 591 votos na eleição, assume o lugar de Iroslau.
A Câmara Municipal de Prudentópolis divulgou a seguinte nota sobre o caso:
Através de ofício com informação da Justiça Eleitoral, do Juiz Eleitoral da 30ª Zona Eleitoral da Comarca de Prudentópolis, Dr. Ronney Bruno dos Santos Reis, o qual foi encaminhado à Câmara Municipal de Prudentópolis em data de 13/06/2023, onde foi comunicada a cassação do mandato eletivo do Vereador Iroslau Woruby, do PSDB, cujo processo envolve os autos 0600309-28.2020.9.16.0030, através de ação tramitada em julgado no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e, com a extinção de seu mandato, embasado nos termos regimentais, a Mesa Diretora da Câmara procedeu com ato de resolução interna, extinguindo o mandato e, ao mesmo tempo, procedendo com a convocação do seu Suplente, Ivo Proczikevicz, também do PSDB, para a tomada de posse ao cargo de Vereador da Câmara Municipal de Prudentópolis, durante a sessão legislativa de 13/06/2023, definindo sua assunção à função legislativa a partir de agora. Iroslau Woruby foi eleito nas eleições de 2020, pelo PSDB, conquistando 699 votos, ou seja 2,45% dos votos, alcançando seu quinto mandato, período em que alternou a vereança com posses como tiitular e na condição de suplente. Já Ivo Proczikevicz, alcançou 591 votos, ou seja 2,07% dos votos, ficando na primeira suplência. Na legislatura anterior, assumiu a vaga também como suplente, do então Vereador Valdir Bini, o qual acabou falecendo em 2019.
Informações: G1