A Via Araucária concluiu, na manhã desta sexta-feira (2), as intervenções de reparo na rede de drenagem profunda rompida, no km 97, da BR-277, no bairro Orleans, em Curitiba, sentido Ponta Grossa. Os trabalhos duraram 11 dias e foram finalizados antes do prazo previsto, evidenciando o empenho e comprometimento da concessionária em resolver rapidamente a situação.
Na terça-feira (23/07), por volta das 19h, um buraco se formou entre as faixas 1 e 2 da rodovia, causando o afundamento das pistas. Devido à gravidade do incidente, foi necessária a imediata interdição das faixas e o desvio do tráfego pelo canteiro central, visando garantir a segurança dos usuários da rodovia. A equipe da Via Araucária trabalhou durante a madrugada para implementar o desvio e iniciar as escavações de forma segura e com o menor impacto possível no trânsito. Na manhã seguinte, o desvio já estava operacional.
Durante a fase de prospecção, a concessionária realizou a limpeza dos resíduos e da vegetação presente no local. Para identificar o bueiro danificado, localizado a cerca de 12 metros de profundidade, foi utilizado um robô, que permitiu a visualização da estrutura comprometida. Após a identificação, foi executada a restituição estrutural, a recuperação do pavimento, a implantação da sinalização, o plantio de grama e a correção do desvio.
“O trabalho ágil e eficiente da Via Araucária permitiu a conclusão das obras em 11 dias, garantindo a segurança viária. Com uma equipe altamente especializada e o uso de tecnologia de ponta, conseguimos demonstrar, mais uma vez, nossa capacidade de resposta em situações emergenciais“, declarou Pedro Veloso, diretor de Engenharia da Via Araucária.
A concessionária ressalta que este incidente não tem relação com o problema resolvido no km 98, que foi definitivamente concluído em 17 de junho. O novo afundamento estava localizado a 800 metros do incidente anterior.
Das assessorias