Em mais uma demonstração de compromisso com a educação pública e a saúde das crianças e adolescentes brasileiros, o governo do presidente Lula anunciou um novo repasse de recursos por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). No Paraná, todos os 399 municípios foram habilitados a receber os investimentos, totalizando R$ 3.063.409,77 em recursos para o ciclo 2025/2026.
Para o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), o anúncio é mais uma prova de que o governo federal está presente na vida da população paranaense. “Esse é o tipo de política pública que muda a realidade das comunidades. Ao integrar saúde e educação, o governo Lula garante dignidade, cuidado e oportunidade para nossas crianças e jovens. E o melhor: ninguém ficou de fora no Paraná”, celebrou o parlamentar.
A medida foi oficializada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 7.568, que lista os municípios habilitados a receber os recursos. As ações incluem desde verificação vacinal, saúde mental e alimentação saudável até prevenção da violência e educação sexual.
“O Programa Saúde na Escola salva vidas, evita doenças, cuida da nossa juventude e ainda ajuda a manter o estudante na escola”, disse o parlamentar, é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal.
Os valores serão transferidos em duas etapas: a primeira em 2025, mediante adesão formal ao programa; a segunda, em 2026, condicionada ao cumprimento de metas como o número de escolas atendidas e ações prioritárias realizadas.
“É um investimento direto na qualidade de vida das famílias e na valorização da escola pública. O Paraná inteiro sai ganhando”, completou Zeca Dirceu.
da assessoria