Domingo, 28 de Abril de 2024

Sthefany Alves destaca que mudança de mentalidade é fundamental no processo de reeducação alimentar

2024-03-25 às 14:23

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (25), a farmacêutica da Farmácia Eficácia Brasil, Sthefany Alves, comentou sobre o emagrecimento.

Emagrecimento de forma saudável

A Sthefany pontua que quando as pessoas decidem emagrecer, é importante que esse processo seja realizado com o acompanhamento de um profissional. “A pessoa pode buscar a ajuda de um farmacêutico, médico ou nutricionista para começar o processo. Isso é muito importante para que ela tenha toda a segurança e emagreça de uma forma saudável”, ressalta. “Não é recomendável seguir dicas na internet sem o acompanhamento profissional para que você evite consumir algum produto que traga problemas maiores no futuro”, pondera.

Ela pontua que existem diversos tipos de dieta, porém cada pessoa possui as suas particularidades e se encaixa melhor em um tipo específico. “Existem dietas em que você consome menos carboidratos e aumenta o consumo de proteínas, outras que você faz jejum e várias outras modalidades. A melhor forma é você identificar qual o tipo de dieta se encaixa melhor para você de acordo com as suas particularidades e o acompanhamento de um profissional”, destaca.

Reeducação alimentar

A reeducação alimentar se trata da mudança de hábitos e comportamentos que a pessoa tem perante à alimentação e a escolha de alimentos mais saudáveis e afins são fatores fundamentais nesse processo. Segundo Sthefany, para isso é necessário o equilíbrio de um conjunto de fatores.

“É muito importante que você realize uma atividade física para que os nossos órgãos funcionem de maneira adequada, mas também é necessário que você trabalhe a reeducação alimentar e a medicação junto [se necessário]. Se a mentalidade da pessoa não mudar em relação ao que quer para a sua vida, ela não conseguirá ter disciplina e regularidade em uma dieta ou exercício”, afirma. A farmacêutica aponta que o planejamento para o futuro é fundamental neste processo. “Você tem que pensar no que quer para a sua vida daqui a 10 ou 20 anos. Você prefere estar fazendo uso de medicamentos devido às patologias ou quer ter uma velhice e um vida mais saudável?”, questiona.

Sthefany comenta que fatores como a ansiedade, depressão e afins são grandes vilões no processo da reeducação alimentar. “Esses aspectos podem gerar gatilho para alguma coisa, principalmente para compulsão alimentar que é um dos principais da geração atual. Nossa geração é ansiosa, estressada e tem problemas emocionais muito grandes, e isso acaba gerando esses gatilhos no nosso físico”, assegura.

Semaglutida 

Recentemente circulou nas redes sociais a informação de que o consumo da semaglutida poderia ser um aliado das pessoas com obesidade. “Esse ativo foi criado para o tratamento de diabetes tipo 2, então ele foi criado para o público que tem a necessidade de diminuir glicemia, glicose e fazer secreção de insulina. Porém as pessoas têm o utilizado com outra finalidade, que é o emagrecimento, devido a ele retardar o esvaziamento do alimento no estômago”, explica.

Segundo a farmacêutica, esse medicamento traz uma série de malefícios quando utilizado sem o acompanhamento de um profissional. “Retardando esse processo, você tem a sensação de maior saciedade e diminui a fome fazendo com que coma menos vezes ao dia e consequentemente emagrecendo. Porém existem os efeitos colaterais, porque inicialmente ele não foi criado com esse objetivo e promove muita desidratação, então pacientes que já possuem uma tendência a ter problemas renais e não possuem o hábito de beber muita água terão seu organismo mais desidratado ainda”, pondera.

Produtos da Eficácia

Sthefany ressalta que a Eficácia Brasil possui uma série de produtos que auxiliam as pessoas na mudança de hábitos para buscar levar a vida de uma forma mais saudável. “Nós temos pesquisadores que trazem o conhecimento e produtos que nos auxiliam a buscar uma melhor qualidade de vida. Temos florais, medicamentos e uma série de linhas de produtos que podem ajudar as pessoas no processo de emagrecimento ou alguma outra necessidade que elas precisem”, afirma. “É importante que a parte emocional também esteja equilibrada, porque tudo está interligado. A saúde é um equilíbrio da parte emocional com a física”, finaliza.

Serviço

Você pode conhecer os produtos da Eficácia Brasil através do site.

A loja fica localizada na Rua Dr. Francisco Burzio, 687, e o telefone para contato é: (42) 3028-2822.

Confira a entrevista completa: