Domingo, 05 de Maio de 2024

Negócios D’P: Prinex – Rápido, seguro e pontual

2023-09-28 às 13:29
Foto: Divulgação

O Prinex, serviço de encomendas expressas da Expresso Princesa dos Campos, permite customizar a entrega de mercadorias, oferece quatro modalidades de envio e garante que a encomenda chegue em menos de 24 horas ao seu destino. Coisa que só uma empresa – genuinamente ponta-grossense – com quase 100 anos de história no segmento de transportes pode proporcionar

por Michelle de Geus

Agilidade que supera fronteiras. Essa é a bandeira do Prinex, serviço de encomendas expressas oferecido pela Expresso Princesa dos Campos, empresa ponta-grossense quase centenária que carrega consigo a tradição no transporte de passageiros, mercadorias e fretamentos. Com o Prinex, os clientes têm a possibilidade de customizar a entrega e a coleta dos pacotes, e a garantia de que a encomenda chegará ao destino em até 24 horas. São mais de 300 veículos e mais de 100 agências de coleta disponíveis para garantir a agilidade e a segurança do serviço, com atendimento nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal.

O vice-presidente da empresa, Alexandre Gulin, observa que o Prinex auxilia na diminuição dos custos, na redução do tempo de entrega e na capilaridade do transporte de encomendas. “O serviço é prestado exclusivamente nos bagageiros dos ônibus, entregando agilidade, rapidez e segurança para os nossos clientes durante 365 dias no ano”, afirma, destacando que a utilização do ônibus como meio de transporte de encomendas também se mostra uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental. “Todas as vezes que enviamos uma encomenda no ônibus, estamos deixando de colocar um caminhão na rua. Então, nós tiramos mais de 400 toneladas de CO2 por ano apenas na parceria com o Grupo O Boticário, um dos clientes do nosso serviço”, aponta.

Do seu jeito

De acordo com Gulin, a proposta do Prinex consiste em simplificar a forma de enviar encomendas. O serviço já está disponível para pessoas físicas e jurídicas, em quatro opções diferentes. Na primeira modalidade, a “Balcão-Balcão”, o cliente leva a encomenda até uma das agências da Expresso Princesa dos Campos e o pacote é retirado pelo destinatário na agência de destino. A segunda modalidade é a “Porta-Porta”, em que a empresa coleta a encomenda e entrega no endereço do destinatário. As outras alternativas são a “Balcão-Porta” e a “Porta-Balcão”, que possibilitam ao cliente customizar o serviço do seu jeito e de acordo com as suas necessidades.

No prazo combinado

Gulin lembra que o transporte de malas postais já fazia parte do trabalho da Expresso Princesa dos Campos desde a origem da empresa, na década de 30, mas que foi apenas em 1997 que o serviço foi estruturado e batizado com o nome de Prinex. “Naquela época, o serviço ainda era bem incipiente e o transporte de encomendas nos bagageiros era realizado apenas em algumas linhas que ligavam as principais cidades atendidas”, relata. Em 2012, o Prinex passou por uma grande restruturação. Embalagens exclusivas foram incorporadas ao serviço e a malha atendida se expandiu para todas as linhas e cidades atendidas pela empresa.

“A pontualidade e a frequência das nossas linhas regulares dão ao cliente a certeza de que a sua encomenda será entregue no prazo combinado”
Alexandre Gulin, vice-presidente da Expresso Princesa dos Campos (Foto: Divulgação)

Desde a reestruturação, o Prinex vem apresentando um crescimento constante, destaca Gulin. “O mercado de encomendas expressa continua a crescer todos os anos, inclusive com o aumento das vendas digitais, que necessitam dessa rapidez e agilidade nas entregas”, avalia, acrescentando que a demanda crescente por serviços mais personalizados motivou a empresa a ampliar as opções de coleta e entrega, e oferecer a garantia de entrega em 24 horas. “A pontualidade e a frequência das nossas linhas regulares dão ao cliente a certeza de que a sua encomenda será entregue no prazo combinado”, aponta.

Mercados conectados

Com a mesma credibilidade e confiança garantida no transporte de passageiros, a Expresso Princesa dos Campos atua desde 1988 no transporte de encomendas e cargas fracionadas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. São cerca de 440 caminhões realizando entregas em várias cidades, sendo 15% dos veículos de frota própria. “Para encurtar distâncias e conectar mercados a mais oportunidades, a empresa se ajusta às necessidades de cada cliente. Nossa capacidade operacional é para atender mais de 150 mil coletas e entregas por mês, com atendimento qualificado nos mais diversos segmentos, e entregas em até 24 horas em diversas cidades”, explica Marcelo Sobhie, diretor de encomendas da empresa. “Para se ter ideia, em municípios que representam 85% do PIB [Produto Interno Bruto], entregamos em menos de 16 horas. Uma coleta que é realizada hoje, amanhã é entregue”, exemplifica, destacando que a Expresso Princesa dos Campos consegue se deslocar da capital paranaense ao interior do estado em menos de 24 horas.

“Para encurtar distâncias e conectar mercados a mais oportunidades, a empresa se ajusta às necessidades de cada cliente”
Marcelo Sobhie, diretor de encomendas da Expresso Princesa dos Campos
(Foto: Divulgação)

Sobhie ressalta que o Terminal Multifuncional, localizado estrategicamente em Curitiba, é monitorado, e a frota é 100% rastreada. “Acompanhamos a carga desde a coleta até a entrega. Além disso, treinamos todo o nosso time de conferência e arrumação para garantir a segurança, não só do cliente, mas também da carga, do início ao fim”, enfatiza, comentando ainda que o carro-chefe do departamento de encomendas é o B2B (empresa para empresa) e que o setor representa cerca de 45% dos negócios do grupo. “O setor de encomendas é de extrema importância para a empresa pelo seu crescimento, pela perspectiva de mercado, pelas oportunidades que vêm pela frente e, principalmente, pelo crescimento que estamos tendo dentro do segmento”, afirma.

Fretamento contínuo e eventual

Além do transporte de encomendas e de passageiros pelas linhas interurbanas e metropolitanas regulares, a Expresso Princesa dos Campos oferece duas modalidades de serviços de fretamento. O serviço contínuo é destinado a empresas públicas e privadas, para que disponibilizem o deslocamento diário de seus colaboradores, garantindo segurança e economia, enquanto o fretamento eventual é direcionado ao transporte de pessoas para eventos corporativos ou viagens de turismo em grupo. “O serviço conta com uma equipe de motoristas treinados e veículos que seguem um rigoroso sistema de manutenção preventiva, a fim de proporcionar total segurança, conforto e confiança no transporte de pessoas”, explica Gulin.

Expansão dos serviços

Em 2003, a Expresso Princesa dos Campos adquiriu a Cantelle, tendo em vista a expansão dos serviços de transporte de encomendas e passageiros. “A ideia era buscar cidades e estados onde a empresa ainda não atuava, mas que tivessem alguma conexão com a nossa malha de linhas”, explica o gerente geral de passagens e tráfego Veriton Santos. A empresa atua exclusivamente no transporte interestadual de passageiros e faz a ligação entre Barreiras (BA) a Cruz Alta (RS) e Cascavel (PR), onde está localizada a matriz. “Com essas duas linhas, nós conseguimos atender toda a região sul, o noroeste do estado de São Paulo, o Triangulo Mineiro, os estados do centro-oeste e do oeste baiano. Ao todo, são sete estados mais o Distrito Federal”, detalha Santos, destacando que a linha mais extensa tem 2.778 quilômetros de extensão.

“Contamos com o que há de melhor no mercado em tecnologia embarcada para conforto e segurança dos usuários e motoristas”
Veriton Santos, gerente geral de passagens e tráfego da Expresso Princesa dos Campos (Foto: Divulgação)

A empresa conta com uma frota moderna e exclusiva para atuar no transporte de passageiros. São 12 ônibus equipados com chassi Volvo e carroceria Busscar, e outros dois com a mesma configuração de chassi, mas equipados com carroceria Marcopolo G7, totalizando 14 veículos envolvidos na operação. “Contamos com o que há de melhor no mercado em tecnologia embarcada para conforto e segurança dos usuários e motoristas. O nosso objetivo é demonstrar que atravessar o Brasil com a mesma qualidade da Expresso Princesa dos Campos é possível”, enfatiza. Além disso, através do serviço de encomendas urgentes, a Cantelle também transporta em seus bagageiros milhares de pacotes todos os anos.

Sustentabilidade

O vice-presidente da Expresso Princesa dos Campos, Alexandre Gulin, lembra ainda que a preocupação com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança são algumas das características da empresa. No ano de 2022, a companhia foi a primeira a realizar uma viagem intermunicipal com um veículo 100% elétrico na linha entre Ponta Grossa e Curitiba. A experiência durou três meses, durante os quais foram realizadas mais de 65 viagens, que mostraram uma redução de custo de 54%. “Esse teste nos deu informações importantes sobre a operação, os custos e as dificuldades de realizar viagens com esse tipo de veículo. Desafiamos a fábrica a fazer melhorias para que possamos colocar esse ônibus em operação”, revela.

No mesmo ano, a empresa iniciou a coleta e entrega de mercadorias do Grupo O Boticário com um veículo elétrico, em parceria com a fabricante francesa Renault. A companhia também é a primeira, no segmento de transporte de passageiros e cargas, a ser autossuficiente em produção de energia. O empreendimento conta com cinco plantas de geração de energia fotovoltaica (uma em Curitiba, uma em Guarapuava, uma em Cascavel e duas em Ponta Grossa). “Não há outra empresa do segmento que tenha esse tipo de investimento. Além da mobilidade elétrica, cuidamos da energia solar”, aponta.

Ainda dentro dessa temática, Gulin defende que o ônibus é um ótimo veículo para um mundo cada vez mais preocupado com a preservação do meio ambiente. “Com essa nova consciência mundial preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade, acreditamos que o ônibus é uma forma de transporte que atende a esses quesitos [de preservação ambiental]. É um transporte compartilhado que vem agregando tecnologia e se tornando cada vez menos poluente e mais democrático”, avalia.

Seguro e pontual

Por fim, o vice-presidente da Expresso Princesa dos Campos aproveita para exaltar a qualidade dos ônibus atuais, que, na visão dele, pode ser atribuída à evolução das montadoras. Hoje em dia, segundo Gulin, alguns ônibus leito chegam a oferecer mais conforto do que a classe executiva de muitas empresas áreas, com a vantagem de ter menos atrasos. “O transporte rodoviário de passageiros é uma forma de viajar em que as pessoas podem usar o seu tempo para trabalhar, ler, assistir a um filme ou simplesmente descansar, tendo a certeza de que chegarão ao seu destino com segurança e pontualidade”, observa.

Sempre na vanguarda

No ano que vem, a Expresso Princesa dos Campos completa 90 anos de atuação, marcados por constantes avanços e inovações. “Na sua história, a empresa sempre esteve na vanguarda, buscando novas soluções para os desafios encontrados. Isso formatou no nosso DNA a busca por inovação e o pioneirismo que nos acompanharam por esses 90 anos”, declara Gulin.

Com tradição no transporte de passageiros, a empresa encurta distâncias para de mais de 600 mil pessoas por mês nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Atualmente, são mais de 100 linhas e dois milhões de quilômetros rodados todo mês.

A companhia não só viu surgir o desenvolvimento rodoviário do Paraná como foi a primeira empresa dedicada ao transporte rodoviário intermunicipal registrada no estado, proprietária do registro nº1 do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná. “O transporte de passageiros em ônibus, se olharmos o passado com outros olhos, foi o primeiro sistema de transporte compartilhado. Para a população da década de 30, isso foi uma grande novidade”, opina.

Esse pioneirismo se reflete em mais e mais inovação. Dos primórdios até hoje, a Expresso Princesa dos Campos não parou de evoluir. Além de novas linhas e serviços – como o próprio Prinex –, a empresa conta com uma frota sempre atualizada com o que há de mais moderno, para garantir total conforto e segurança aos passageiros.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #296