Sábado, 20 de Abril de 2024

Projeto GGPEL: Alfabetização musical é fundamental para formação infantil

2022-08-03 às 15:02
Juliani e Joãozinho da Banda Casa Cantante. (Foto: Eduardo Vaz)

A alfabetização musical, assim como o ensino da leitura e escrita, é fundamental para a formação dos alunos desde a infância. A partir deste pensamento, os artistas Juliani e Joãozinho desenvolveram o projeto da Banda Casa Cantante.

Durante o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (3), Juliani e Joãozinho destacam que levam cantigas de roda tradicionais e autorais voltadas para ‘crianças de todas as idades’. “Pensamos: por que não levar essa música de uma maneira diferente, chamando a família para brincar junto, mostrando para a criança que é muito mais do que música?”, diz Juliani.

Juliani, que é professora há 20 anos, destaca a importância do ensino da música desde os primeiros anos escolares. “Você não pode tentar abrir a cabeça de alguém e colocar música de uma hora para outra, como a leitura não acontece desta maneira. A música também tem que ser ensinada, igual ensinamos letras e números”, afirma.

A dupla afirma que canções como ‘Escravos de Jó’ proporcionam brincadeiras que desenvolvem a coordenação motora e a questão corporal. “Não é só música, é muito mais do que música”, destaca Joãozinho.

Confira a entrevista completa: