A pouco mais de 50 dias da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, é essencial entender quais são as cinco competências da matriz de referência para redação, que são usadas como critério da avaliação. Cada competência vale 200 pontos. À medida que elas não sejam atendidas, a nota vai reduzindo.
Existem 6 níveis de pontuação para cada uma das competências: o maior vale 200, que vai reduzindo em 40 pontos a cada descida de nível, num total de 6 níveis, ou seja:
1.º nível: 200 pontos
2.º nível: 160 pontos
3.º nível: 120 pontos
4.º nível: 80 pontos
5.º nível: 40 pontos
6.º nível: 0 pontos
Agora, entenda cada uma das competências:
O candidato deve mostrar bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Em resumo, esta competência contempla: vocabulário, regras de acentuação e pontuação, ortografia, separação de sílabas, usos do hífen e de letras maiúsculas e minúsculas, concordância, regência, ausência de marcas da oralidade.
Vale lembrar que o conhecimento das regras de acentuação e do novo acordo ortográfico são essenciais. Ou seja, não vale ter erros de português e desvios gramaticais, pois isso poderá baixar bastante a nota.
A partir dos textos complementares, o participante do Enem deve compreender a proposta da redação para desenvolver seu texto de forma coerente, e demonstrar seu repertório cultural, utilizando informações de diferentes áreas de conhecimento.
Além disso, deve focar nos aspectos estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa: tema (assunto), tese, argumentos e proposta de intervenção.
O ponto mais importante a ser avaliado é a habilidade de leitura e escrita do participante, ou seja, demostrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado.
Nada mais importante do que saber selecionar os principais argumentos sobre o tema. Portanto, nessa parte os critérios giram em torno da argumentação, bem como da interpretação dos participantes sobre alguns aspectos do tema.
É muito importante fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los (encadeamento de ideias).
Além disso, a organização é fundamental para a exposição de argumentos consistentes e defesa do ponto de vista. A inteligibilidade do texto é parte fundamental dessa competência. Ela reúne a seleção de argumentos, precisão vocabular, relação entre as partes do texto e ainda, adequação do conteúdo com o contexto atual.
O principal mecanismo linguístico é a coesão utilizada para o encadeamento lógico das partes do texto. Portanto, entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar o texto ainda mais coerente, além de auxiliar na construção da argumentação.
Nesta competência destaca-se a estrutura lógica e formal entre as partes do texto chamada de coesão textual. Assim, a relação entre os parágrafos deve apresentar uma sequência lógica das ideias expostas.
Na parte final, e a partir dos argumentos apresentados ao longo do texto, o participante deve apresentar soluções para o que foi abordado. Isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural.
O participante que utilizar expressões, ideias preconceituosas e incitar a violência, perde logo os 200 pontos que valem essa competência.