Domingo, 18 de Maio de 2025

Projeto GGPEL: Conheça benefícios de estudar na terceira idade

2022-09-29 às 16:46
Foto: Divulgação

Você conhece aquele ditado: ‘quem estuda mais, vive mais’? Pois bem, estudo e saúde estão diretamente ligados em diversos aspectos. São inúmeros benefícios do processo contínuo de aprendizagem, que a partir da ativação de novas conexões neuronais, propiciam melhorias na qualidade de vida.

Na terceira idade não é diferente. O cérebro pode e deve continuar a ser estimulado e exercitado, para manter ativa a mente e o corpo do idoso.

Confira motivos para estudar nesta etapa da vida:

1) Previne doenças

Munir o cérebro de novas informações diminui as chances de desenvolver demências. Além disso, estudar faz bem para o coração e pode postergar doenças como o Alzheimer.

2) Aumento de massa branca no cérebro

A massa branca é a responsável por fazer conexões e transmitir informações entre as diferentes áreas do cérebro, mantendo o órgão ativo. Como resultado da aprendizagem, o aumento na estrutura contribui para um retardo do envelhecimento do cérebro.

3) Vida social mais ativa

Adquirir novos conhecimentos permite o contato com outras pessoas fora do círculo familiar. Além disso, é grande a possibilidade de que os idosos dialoguem com diferentes gerações. Como resultado, há uma troca benéfica entre ambos, além da manutenção de uma sociedade ativa e dinâmica.

4) Promove independência e melhora a autoestima

Ao se sentirem mais confiantes, os idosos acabam deixando de pedir ajuda para tarefas simples, como locomoção, por exemplo. Dessa forma, passam a se sentir mais felizes e realizados, como também ainda mais motivados a continuar.

5) Dá novo sentido para a vida

A depressão é muito comum no começo da velhice e pode se dar por diversos fatores. A falta de objetivos após a aposentadoria e a dificuldade de acompanhar as alterações sociais são alguns dos principais fatores. Entretanto, voltar a estudar pode ser uma boa alternativa na busca de motivação para continuar. A universidade na terceira idade abre um leque de opções para que essas pessoas continuem ativas, e consequentemente se sintam úteis e parte da sociedade.

do Blog UCPel