Domingo, 28 de Abril de 2024

Projeto GGPEL: Dia mundial da alfabetização – Por que a prática é tão importante?

2023-09-08 às 13:43
Foto: Reprodução/Pixabay

O dia 8 de setembro é marcado pela celebração do Dia Mundial da Alfabetização. Trata-se de uma ocasião que não apenas enfatiza a profunda importância da alfabetização, mas também demonstra como essa molda o destino de crianças e adolescentes em todo o mundo. Este dia serve como um lembrete de que o acesso a uma educação de qualidade e a aquisição das habilidades de leitura e escrita não são apenas prerrogativas fundamentais, mas também os pilares essenciais na construção de um futuro promissor.

A alfabetização não significa, apenas, decifrar palavras e frases. Ela é a chave mestra para que uma criança tenha acesso a um universo de conhecimento, empoderamento e desenvolvimento pessoal. Um primeiro passo para um futuro repleto de oportunidades e realizações. Confira alguns dos inúmeros benefícios e impactos da alfabetização na vida de uma pessoa:

1. Empoderamento individual: a habilidade capacita uma criança a acessar informações, compreender o mundo ao seu redor e tomar decisões com maior clareza. Ao alfabetizar uma criança, não apenas é promovida a autonomia dela, mas também é possível fortalecer a autoestima e a autoconfiança, capacitando-a a trilhar seus próprios caminhos.

2. Melhoria da qualidade de vida: pessoas alfabetizadas têm acesso a um número maior de oportunidades, que se traduzem em melhores perspectivas de emprego e, consequentemente, salários mais altos.

3. Desenvolvimento social e econômico: estudos demonstram consistentemente que países com altas taxas de alfabetização são mais propensos a serem sociedades estáveis e prósperas. A alfabetização não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também catalisa o crescimento social, estimulando a inovação e a produtividade.

4. Cidadania ativa: cidadãos alfabetizados são mais propensos a se envolver no processo democrático, votando e participando ativamente de questões sociais e políticas. Sua capacidade de ler e compreender informações complexas lhes confere a habilidade de tomar decisões bem informados, tornando-os participantes ativos na moldagem de suas cidades e países.

5. Desenvolvimento de habilidades: a alfabetização serve como a fundação sólida sobre a qual outras habilidades cognitivas são construídas. Potencializa a capacidade de pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz e criatividade.

A idade adequada para iniciar a alfabetização

O processo de alfabetização deve ser iniciado na primeira infância, normalmente entre os 3 e 5 anos de idade. É durante esses anos cruciais que as crianças desenvolvem as habilidades linguísticas fundamentais, bem como uma compreensão rudimentar da escrita. Iniciar cedo proporciona às crianças uma transição mais suave para a escola primária.

A diferença entre alfabetização e letramento

A alfabetização e o letramento são dois conceitos fundamentais no processo educacional, mas diferem em seus focos e objetivos. A alfabetização refere-se à aquisição das habilidades básicas de decodificação e compreensão da escrita, ou seja, ensina as crianças a reconhecerem letras, formarem palavras e entenderem o significado das frases. Por outro lado, o letramento vai além da simples decodificação, envolvendo a capacidade de aplicar essas habilidades de leitura e escrita de maneira funcional na vida cotidiana. Isso inclui a compreensão de textos mais complexos, a interpretação de informações em diferentes contextos e o uso eficaz da leitura e escrita em situações práticas, como no ambiente de trabalho ou na resolução de problemas.

Uma questão de direitos humanos

A alfabetização não é apenas um desafio educacional, é uma questão de direitos humanos. Assegurar que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e oportunidades para se tornarem alfabetizadas é um compromisso essencial na construção de um mundo mais igualitário e próspero. No entanto, é vital reconhecer que o acesso à educação de qualidade permanece um desafio em muitas partes do globo, e o Dia Mundial da Alfabetização nos recorda da necessidade contínua de investimento e apoio nessa área vital.

da Fundação Abrinq