Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Projeto GGPEL: Dicas para incentivar a leitura na pré-adolescência

2024-02-22 às 15:11

Um sofá, uma televisão sempre ligada. Um game, olhares concentrados. Um convite dos amigos para brincar, muitos cursos extracurriculares. Tempo ou disponibilidade para ler por prazer? Quase nada. Cenas como esta são comuns quando se tem uma criança de 10 anos ou mais em casa.

Os anos passam e, se antes era mais fácil controlar as atividades que seu pequeno fazia, agora é quase impossível, já que quanto mais velhos, mais definidos os seus gostos, preferências e personalidade ficam. Neste momento, quem tem a oportunidade de acompanhar de perto esta fase, verá que a intensidade dos sentimentos muda bem como os interesses e hábitos. É a pré-adolescência que vem se anunciando aos poucos, colocando novos desafios para os pequenos e para quem convive de perto com eles.

Incentivar a leitura é sempre algo desafiador. Passa primeiro pelo perfil de leitura de quem faz o convite. Do que você mais gosta de ler? Como foi seu contato com a leitura desde a infância? Quanto tempo dedica por dia/semana para ler? Tudo isso importa quando tentamos incentivar a leitura, já que, como nos diz Michèle Petit, em A Arte de Ler (1999), o hábito de ler não se ensina, se transmite, e o exemplo é a melhor maneira.

Para contagiar alguém e dar a esse alguém um pouco do seu desejo de ler é preciso sentir verdadeiramente esse desejo. É como estar apaixonado e contar ao outro sobre sua paixão.

Dicas para continuar a incentivar a leitura na pré-adolescência

Pensando em todos estes desafios, listamos aqui alguns aspectos a serem levados em consideração para melhorar o hábito de leitura em casa com seu pequeno. Confira dicas para continuar a incentivar a leitura na pré-adolescência:

1. Leia um bom livro você também! Busque prazer na leitura e deixe que seu pequeno o veja lendo, comentando sobre o livro. Se possível, conte a ele sobre o que você está lendo.

2. Leve a criança a bibliotecas públicas e livrarias. Estes espaços são um prato cheio para quem ama ler e, para quem ainda está desenvolvendo o hábito, pode ser um grande incentivo. Deixe que seu pequeno escolha o que quer ler e tente conhecer um pouquinho de seu mundo através destes livros!

3. Sobre o que ele gosta? Busque aprender sobre livros infantis que são sucesso entre crianças da mesma idade de seu pequeno. Esta troca, ou intercâmbio de interesses, é muito positiva para que seu pequeno sinta que tem vez e voz em casa e que suas escolhas são respeitadas e valorizadas.

4. Construa um cantinho de leitura! Escolham um local mais calmo da casa, reorganizem e decorem juntos, deixando com a cara do seu pequeno. Assim, vocês terão um motivo a mais para tirar um momento para a leitura.

5. Cada um com seu livro, vocês podem combinar horários para lerem juntos e, depois, compartilharem sobre o que leram.

Leia o artigo completo do Leiturinha