Projeto GGPEL: Música pode ajudar crianças com dificuldade em matemática, diz estudo | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Projeto GGPEL: Música pode ajudar crianças com dificuldade em matemática, diz estudo

2023-08-09 às 16:16
Foto: Freepik

Para muitas crianças, a matemática é a matéria que as deixa mais tensas e ansiosas. Mas não precisa ser assim. Uma análise de pesquisas feita por mais de cinco décadas revelou que as crianças se saem melhor em matemática quando a música é uma parte fundamental de suas aulas. A revisão, divulgada no fim de junho, foi feita por uma equipe da Universidade Antalya Belek, na Turquia, e reuniu dados de 78 mil jovens, desde alunos do jardim de infância até estudantes universitários, que participaram de 55 estudos em todo o mundo.

O estudo indicou que a música pode ter um efeito especialmente benéfico nas crianças mais novas aprendendo aritmética básica. A revisão selecionou jovens que participaram de três tipos de intervenção musical. A primeira foi uma aula típica de música, na qual as crianças cantam, ouvem e compõem músicas. A segunda foi uma intervenção musical instrumental, em que as crianças aprenderam a tocar instrumentos musicais individualmente ou em banda. E por último, uma intervenção musical-matemática, em que a música foi integrada nas aulas de matemática.

Os alunos fizeram provas de matemática antes e depois de participar das intervenções e a mudança em suas notas foi comparada com a de jovens que não participaram das atividades musicais. O uso da música, seja em aulas específicas ou como parte das aulas de matemática, foi associado a uma melhora em matemática ao longo do tempo.

As aulas que integraram música e matemática tiveram o maior efeito positivo, com cerca de 73 % dos alunos que participaram dessas atividades tendo um desempenho significativamente melhor do que os jovens que não tiveram qualquer tipo de intervenção musical. Cerca de 69 % dos alunos que aprenderam a tocar instrumentos e 58 % dos alunos que tiveram aulas normais de música também melhoraram mais em suas provas de matemática do que os alunos sem intervenção musical.

Os pesquisadores acreditam que a música pode melhorar o desempenho em matemática por tornar a matéria mais agradável, manter os alunos envolvidos e ajudar a aliviar qualquer medo ou ansiedade que eles tenham. Os resultados também sugerem que a música ajuda mais no aprendizado da aritmética do que outros tipos de matemática e tem um impacto maior nos alunos mais jovens e naqueles que aprendem conceitos matemáticos mais básicos, disseram os pesquisadores.

da Revista Crescer