As cidades com maiores taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) no Brasil estão concentradas na região Nordeste, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento revela que, entre os dez municípios com os piores índices, todos pertencem aos estados da Bahia (cinco cidades), Ceará (três) e Pernambuco (duas).
A análise destaca que a violência letal nesses municípios está fortemente ligada a disputas entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas. Esses conflitos, muitas vezes armados, têm como principais vítimas jovens, do sexo masculino, negros e moradores de áreas periféricas.
Outro ponto de atenção no relatório é o papel das forças policiais nesses contextos. Nos estados do Ceará e Pernambuco, a participação de agentes do Estado nas MVI é considerada baixa. Em Maranguape (CE), apenas 2% das mortes violentas registradas tiveram envolvimento policial; já em Cabo de Santo Agostinho (PE), esse índice foi de 3%.
Em contraste, os municípios baianos apresentam taxas significativamente mais altas de letalidade policial. Em Jequié, um em cada três homicídios foi cometido por um agente do Estado. Em Simões Filho, a proporção foi de um em cada quatro casos.
Abaixo é possível ver quais são as dez cidades mais violentas do país:
Leia também:
Anuário de Segurança aponta crescimento na taxa de estupros em Ponta Grossa