há 6 horas
Carlos Solek

A Rua Fernandes Pinheiro, no centro de Ponta Grossa, continua sendo um ponto problemático para as equipes de segurança. Neste sábado (01), a equipe GAT, da Guarda Civil Municipal, realizou a prisão de cinco pessoas por tráfico de drogas.
As primeiras três detenções aconteceram por volta de meio-dia. A equipe realizava patrulhamento preventivo na região central, quando foi solicitada, via Centro de Inteligência e Operações de Segurança, para que fosse realizada uma abordagem na rua. No local, duas pessoas haviam sido flagradas pelas câmeras do município realizando a venda de entorpecentes em frente a um estabelecimento comercial.
Os agentes deslocaram-se até o endereço informado e, através das características e informações repassadas pela central, lograram êxito em abordar uma adolescente que havia sido flagrada pelas câmeras. Ao ser questionada, ela afirmou que estava com cinco pedras de substância análoga ao crack em sua boca e que possuía mais uma quantidade em suas partes íntimas.
O outro indivíduo flagrado pelo monitoramento foi abordado na mesma rua, acompanhado de um terceiro cidadão. Em revista pessoal, foi encontrada certa quantia em dinheiro e um celular em posse do suspeito. Já com o outro indivíduo, foi achada uma pedra de substância análoga ao crack.
Diante dos fatos, foi solicitado apoio de uma GCM feminina para realizar a revista pessoal na adolescente, sendo localizado um invólucro com 22 pedras de substância análoga ao crack em suas partes íntimas. O material, pesado posteriormente com a balança da delegacia, registrou a quantia de 4,9 gramas.
Na sequência, a equipe deu voz de apreensão à menor e voz de prisão aos dois outros cidadãos envolvidos, que foram conduzidos para a 13ª SDP para apreciação dos fatos.
Segunda prisão
Por volta de 17h30, as equipes foram novamente acionadas, via Centro de Inteligência e Operações de Segurança, para realizar a abordagem de duas pessoas que foram flagrados pelas câmeras de monitoramento. Eles supostamente estariam realizando a venda de entorpecentes no mesmo endereço.
No momento em que a equipe deslocava até o local, os dois indivíduos se separaram, sendo que a mulher, identificada como uma adolescente, permaneceu no prolongamento da Rua Fernandes Pinheiro, enquanto o masculino seguiu em direção ao estacionamento do Paraguaizinho.
Na sequência, a equipe logrou êxito em realizar a abordagem da menor. Em revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, apenas certa quantia em dinheiro no bolso esquerdo da calça. Após ser indagada sobre informações de identificação pessoal para consulta nominal, a equipe percebeu que ela não respondia e, diante da suspeita de estar escondendo entorpecentes, foi solicitado que abrisse a boca. Ao acatar a ordem, ela cuspiu 16 invólucros de substância análoga ao crack. Pesado posteriormente com a balança da delegacia, o material registrou a quantia de 3,1 gramas.
Durante a ação, uma equipe do GETAM, que prestava apoio na ocorrência, realizou a abordagem do outro suspeito no estacionamento do Paraguaizinho, onde, em revista pessoal, foi encontrada certa quantia em dinheiro. Questionado pelos agentes, ele relatou que estava realizando a venda de entorpecentes juntamente com a adolescente abordada e que esta seria sua companheira.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito e voz de apreensão à menor. Foram garantidos os seus direitos constitucionais e realizado o encaminhamento de ambos até a delegacia para as providências cabíveis.
da GCM