Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Exclusivo: Vídeo do Portal D’Ponta registra gesto amistoso entre PM e alunos de colégio estadual

2024-03-23 às 13:08
Foto: PMPR

Um vídeo que mostra alunos da rede pública estadual de ensino cumprimentando e abraçando um policial militar do Paraná, em Ponta Grossa, chamou a atenção entre internautas na sexta-feira (22). O registro foi feito pelo diretor-presidente do Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria, João Barbiero, aos fundos do Colégio Estadual Senador Correia, na região central, pela manhã.

O vídeo foi enviado, em primeira mão, ao Portal D’Ponta e, em seguida, ao governador Ratinho Junior e ao secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. As imagens passaram a repercutir tão logo o governador compartilhou o vídeo no grupo dos secretários estaduais, até que fosse postado na Agência Estadual de Notícias (AEN).

No vídeo, o 3º sargento Fernando Sedlak retribui o gesto de afeto de alunos do ensino fundamental II. O 3º sargento atua no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), unidade que visa promover a segurança das escolas e da comunidade escolar, com presença ostensiva e estreitamento de laços com a comunidade.

Sedlak iniciou sua carreira na Polícia Militar do Paraná em 2001 e passou por diversas unidades e funções, antes de integrar o efetivo do BPEC. Com 24 anos de serviço ativo, ele atuou na antiga Companhia de Polícia Choque e nas Rondas Ostensivas de Natureza Especial, hoje BPRONE. Em 2006, Sedlak se mudou para Ponta Grossa e foi integrar o 1º Batalhão de Polícia Militar, passando pela Rádio Patrulha e ROTAM. Ele chegou ao BPEC no final do ano passado.

“Há 10 anos as crianças pareciam ter medo das viaturas policiais. Isso mudou hoje em dia. Os próprios alunos têm confiança no nosso trabalho”, afirmou o sargento, que nessa manhã cumpria escala com a soldado Juliana Pereira de Carvalho nos arredores do Colégio Estadual Senador Correia e da Escola Estadual Medalha Milagrosa.

O militar ainda destacou que crianças têm expressado o desejo de se tornarem policiais no futuro, fruto do impacto positivo de iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ajuda a criar uma relação próxima entre as crianças e a PMPR.

O BPEC atua de forma preventiva no entorno de escolas estaduais, realizando patrulhamento, promovendo palestras educativas e desenvolvendo ações para prevenir a violência e o uso de drogas entre os estudantes. É uma das estratégias do Estado para coibir casos de violência na sociedade.

*Com informações da AEN

Confira o vídeo