Um flanelinha foi detido por furto qualificado e estelionato, depois de ter usado os cartões de um cliente para tomar um “banho de loja”. A situação foi atendida pela equipe “Delta”, do Grupamento de Apoio Tático (GAT), da Guarda Civil Municipal (GCM), na sexta (9).
A vítima acionou a equipe de plantão na Base Regional 01 (Centro) e relatou que estacionou seu veículo, com a ajuda do flanelinha, próximo ao Parque Ambiental. Enquanto se encaminhava até uma loja próxima ao Colégio Regente Feijó, percebeu que havia perdido a carteira, com cartão de crédito e débito e documentos pessoais. Então, decidiu retornar ao local onde havia deixado o carro estacionado.
Um segundo flanelinha informou ao homem que o flanelinha que tinha ajudado ele a estacionar havia encontrado a carteira. Neste instante, o homem recebeu uma série de notificações de compras feitas com seu cartão.
Junto da vítima, a equipe da Guarda Municipal foi até uma das lojas onde haviam passado o cartão e obteve imagens do suspeito fazendo compras. Ao patrulhar a região, o suspeito foi localizado próximo ao Terminal Central e ele recebeu voz de abordagem.
O flanelinha tentou enganar a equipe, informando outro nome aos guardas. Ele passou por revista pessoal e nada de ilícito foi localizado com ele. Questionado novamente sobre sua identidade, ele informou o nome corretamente e confessou que havia utilizado o cartão que encontrou.
O rapaz admitiu ter comprado uma blusa de moletom bege, uma camiseta marrom, um boné laranja, um relógio Casio na cor prata, um óculos modelo Juliet e um smartphone Motorola preto. O suspeito alegou ter jogado o cartão no lixo e que dispensou os documentos da vítima na Praça João Pessoa (ao lado do Terminal). No local informado, no entanto, os guardas não encontraram os documentos.
O flanelinha recebeu voz de prisão e foi levado até a 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP), para apreciação do delegado de plantão. Segundo a vítima, o total gasto no cartão, entre compras no débito e no crédito, soma R$ 1.390,00.
Informações: GCM/SMCSP