Sábado, 20 de Julho de 2024

Guarda Municipal de Londrina ministra palestra sobre prevenção e combate à violência contra mulher

2023-05-10 às 14:43
Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), ministrou na tarde da última segunda-feira (8), uma palestra sobre os tipos de violência contra a mulher e formas de combate para as participantes do curso “O Mundo das Mulheres e seus Direitos”.

A atividade integra o projeto de extensão Violência de Gênero e Empoderamento de Mulheres em Desproteção Social, que faz parte do programa institucional Empoderamento e Liderança das Mulheres Paranaenses, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A supervisora da Guarda Escolar, Cássia Munhoz, responsável pela palestra, comentou sobre a importância de debater esse tema. “Participar desta roda de conversa nos traz a oportunidade de falar sobre o trabalho realizado pela Patrulha Maria da penha, destacando nossas capacitações. Além da legislação sobre o tema, também temos instruções sobre direitos humanos e grupos vulneráveis, visando um atendimento humanizado e acolhedor. Após ouvir os relatos durante a atividade, foi possível avaliarmos o trabalho que acontece em rede e a qualidade dos atendimentos, um feedback importante para a manutenção e atualização dos procedimentos adotados pela instituição.”, explicou.

Martha Ramírez, docente do departamento de Ciências Sociais da UEL e coordenadora do curso, ressaltou que a contribuição da Guarda Municipal é de grande valia. “Nesse dia, Cássia coordenou a roda de conversa compartilhando suas experiências e analisando os diferentes tipos de violência. Ela apresentou as ações do programa da Guarda Municipal para atendimento da violência doméstica. As participantes se mostraram receptivas à abordagem da temática e ficaram à vontade para manifestar dúvidas que foram bem esclarecidas. Cássia também falou do processo educativo com agentes da Guarda Municipal, necessário para realizar abordagens adequadas e com as especificidades demandadas pela Lei Maria da Penha”, pontuou.

Ao final da atividade foram distribuídos panfletos do projeto “Informar para Proteger”, da secretaria de Defesa Social, que divulga informações resumidas sobre todos os tipos de violência existentes e ainda quais são os canais para pedir ajuda. O material conta ainda com um QR code para que possa ser feito o download do aplicativo 153 cidadão da Guarda Municipal de Londrina.

O encontro de segunda-feira ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul A, e teve a participação de representantes do Conselho Tutelar da região. A atividade se repetirá na tarde desta quarta-feira (10) no Cras Oeste A.