há uma hora
Heryvelton Martins

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa lançou, nesta sexta-feira (5), a “Operação Fim de Ano” na Praça Barão do Rio Branco, com foco em garantir a segurança da população durante as festividades de Natal e Ano Novo, períodos de maior movimentação no comércio. A ação mobiliza equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) – incluindo os grupos GOI, GAT e GETAM –, além da Defesa Civil e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária.
O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, explicou que a operação foi planejada para atender à maior circulação de pessoas no centro, motivada pelo Natal, horário estendido do comércio e pagamento do 13º salário.
A operação conta com 60 agentes adicionais da Guarda Municipal, um aumento do efetivo possível graças à recente formação de 100 novos guardas.
Noventa novas viaturas também integram o patrulhamento.
A Muralha Digital será reforçada com mais ferramentas de reconhecimento facial.
Equipamentos de alta tecnologia, como drones (já reconhecidos pelo uso na segurança pública municipal) e cães de patrulhamento, como a cadela Tóquio, também são usados para apoiar as equipes.
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o reforço é resultado de um trabalho prévio e contínuo, visando proporcionar segurança, e não somente a sensação dela. “Isso só é possível porque temos condições. Porque fizemos a tarefa de casa, porque temos a muralha digital, porque temos os drones, temos as viaturas, temos os guardas, o efetivo está aí”, afirmou a prefeita.
Ao fazer um balanço de 2025, o secretário Guilherme Rangel pontuou o aumento de um terço no efetivo da Guarda Municipal (de 300 para 400 guardas), o que ele considera o maior efetivo per capita do Paraná. Para 2026, a Secretaria planeja grandes investimentos:
Armamentos: Em janeiro, serão entregues 200 pistolas e 20 fuzis (marca CZ, da República Checa) para a GCM.
Viaturas: Mais 40 novas viaturas serão incorporadas à frota em fevereiro.
Agrupamentos Especiais: Serão criados um agrupamento focado em atender os distritos e um agrupamento ambiental, este último para lidar com infrações e crimes, especialmente maus-tratos contra animais.
Cães: Está em andamento um processo de licitação para a aquisição de quatro novos cães, aumentando o total do agrupamento para, pelo menos, oito cães à disposição da segurança pública.
“Em Ponta Grossa o investimento é de verdade, é sério em segurança pública. É a única cidade na qual a segurança pública, a segurança viária, a prefeita trata com prioridade”, enfatizou Rangel. A prefeita reforçou a importância desses investimentos, ressaltando que a segurança é uma prioridade da sua gestão.
A Operação Fim de Ano também atua em conjunto com outras forças, como a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil, reforçando a integração para garantir a segurança da população.
Em casos de emergência, a população deve ligar para 153 (Guarda Municipal) ou 0800-643-2626.