Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025

Idosa é encontrada em situação de abandono em Ponta Grossa; sobrinha foi levada à 13ª SDP

2025-08-29 às 10:16
Foto: GMPG

Uma idosa de 64 anos foi encontrada em situação de vulnerabilidade na tarde desta quinta-feira (28), no bairro Colônia Dona Luiza, em Ponta Grossa. A ocorrência foi atendida pela equipe GAT da Guarda Civil Municipal, após acionamento via Central de Operações (COGM), para averiguar uma possível situação de maus-tratos.

De acordo com o relato da agente comunitária de saúde que fez a solicitação, a idosa estava sem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) desde dezembro de 2024, interrompendo o acompanhamento psiquiátrico e o recebimento de medicações. Preocupadas com a ausência prolongada, a profissional e uma médica foram até a residência da paciente, onde encontraram a mulher em condições precárias de higiene e alimentação, sem apoio familiar aparente.

Durante o atendimento, uma mulher se apresentou como sobrinha da vítima e afirmou ser a responsável pelos cuidados diários, incluindo alimentação e medicação. No entanto, segundo o depoimento de uma vizinha, a sobrinha não compareceria com frequência à residência da idosa, indo no máximo duas vezes por semana. A vizinha também relatou que fornece alimentação voluntariamente e que não recebe auxílio financeiro para isso.

Diante do estado de saúde da idosa e das condições do local, foi solicitado o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou o encaminhamento da paciente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

A sobrinha foi detida no local, teve seus direitos constitucionais garantidos e foi conduzida à 13ª Subdivisão Policial (SDP) para apreciação do delegado de plantão. O caso foi registrado com base no Estatuto do Idoso, sob suspeita de abandono de incapaz e maus-tratos.