há 2 horas
Amanda Martins

O ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo cometido na Itália, teve a pena reduzida pela Justiça de São Paulo. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14) e resultou na remição de 160 dias da condenação do ex-atleta.
Atualmente, Robinho está preso no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior paulista. Na decisão, o juiz responsável declarou oficialmente a redução do tempo de pena, o que pode antecipar a saída do ex-jogador do sistema prisional.
Segundo o Metrópoles, o pedido de diminuição foi baseado nos trabalhos e nos estudos realizados por Robinho durante o período de detenção. Antes da decisão, a previsão era de que ele cumprisse integralmente a pena até março de 2033. Com a remição concedida, a liberação pode ocorrer no fim de 2032.
Em nota, o advogado Mário Rossi Vale afirmou que a redução não se trata de um benefício excepcional, mas do reconhecimento legal previsto na Lei de Execução Penal, que permite a diminuição da pena por meio de atividades educacionais e laborais dentro do sistema prisional.
O caso remonta à madrugada de 22 de janeiro de 2013, quando Robinho, então jogador do Milan, foi acusado de participar de um estupro coletivo contra uma jovem de origem albanesa na boate Sio Café, em Milão. A vítima relatou ter sido embriagada e violentada pelo grupo.
A condenação se tornou definitiva em 2022, após a Corte de Cassação de Roma rejeitar o último recurso da defesa. Em março de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) validou a sentença italiana no Brasil, permitindo que Robinho passasse a cumprir a pena no país.