Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Ministério Público pede esclarecimentos sobre número de novos policiais militares em PG

2023-09-20 às 11:23

O Ministério Público de Ponta Grossa, por meio do promotor de Justiça Márcio Pinheiro Dantas Motta, acionou judicialmente o Estado do Paraná, nesta quarta-feira (20) para buscar informações sobre o quantitativo de novos policiais militares destinados ao 1º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa.

“Solicito informações detalhadas quanto ao número de Policiais Militares que serão lotados exclusivamente em Ponta Grossa; bem como informações atualizadas sobre o número de Policiais Militares disponibilizados para a realização de policiamento ostensivo e preventivo, diariamente, nesta cidade”, diz o promotor no documento.

O pedido acontece uma semana após a formatura e a contratação de 2.485 policiais militares em todo o Paraná, considerada a maior contratação da história da corporação. Entre os novos formados, o Governo do Estado informou que 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º Comando Regional da Polícia Militar, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado, porém não especificou a quantidade de policiais para cada uma das cidades. Os policiais recém-formados estão atuando nos postos de trabalho desde segunda-feira (18).

Ao D’Ponta News, o 4º CRPM afirmou em nota que teve um acréscimo 400 novos policiais oriundos do último curso de formação, “entretanto a distribuição desses policiais seguiu parâmetros distintos, sendo que muitos Policiais Militares com mais tempo de formados foram remanejados para o 1º. BPM, bem como unidades especializadas também sediadas em Ponta Grossa, como as Companhias do Batalhão de Polícia Rodoviária e Patrulha Escolar, bem como o Pelotão do Batalhão de Polícia Ambiental”, diz em nota.

Relembre 

O promotor da 12ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, Dr. Márcio Pinheiro Dantas Motta, instaurou um inquérito e propôs uma ação civil para que a Justiça determine ao Estado do Paraná a designar 167 novos policiais militares para o 1º Batalhão de Polícia Militar, além do aumento do efetivo de policiais civis da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, com incremento do policiamento ostensivo na cidade, com urgência.

Na última semana, o promotor protocolou um novo recurso contra uma nova decisão da Justiça, que negava o pedido de aumento de efetivo policial em Ponta Grossa e região. Relembre abaixo.

Ministério Público propõe ação judicial para aumento de policiais civis e militares em PG e região

Justiça nega pedido para aumento de efetivo policial na região de PG e promotor recorre da decisão