Na noite desta segunda-feira (03), por volta das 23h40, uma abordagem a um veículo suspeito na Rua Fernandes Pinheiro, no Centro de Ponta Grossa, resultou na prisão de dois indivíduos. A ação foi conduzida pela Guarda Municipal durante patrulhamento de rotina na localidade, após um munícipe informar sobre uma motocicleta estacionada que se parecia com um modelo que havia sido furtado de seu enteado.
Após a denúncia, a equipe se dirigiu até o local para verificar a motocicleta e constatou que a placa apresentada não correspondia ao modelo atual de placas do padrão Mercosul, uma vez que possuía três letras e quatro números, além de não apresentar o QR code exigido. Ao consultar o sistema, o código resultou em um alerta de “inexistente”. A equipe, então, verificou o chassi da moto, que revelou que a placa estava adulterada.
Enquanto a verificação estava em andamento, um grupo de pessoas se aproximou do local. Entre elas, dois indivíduos foram observados carregando capacetes em mãos e, ao perceberem a presença da viatura, desviaram rapidamente o caminho, o que despertou a atenção da equipe policial. Diante disso, foi dada voz de abordagem, momento em que um dos indivíduos, identificado como D., se apresentou como proprietário da motocicleta.
Durante a indagação, D. informou que havia comprado a placa adulterada por R$ 120,00 na Shopee. Enquanto a equipe realizava os procedimentos de verificação e apreensão, uma mulher, identificada posteriormente como B., que estava com D., começou a desacatar a equipe, proferindo palavrões e causando tumulto.
Por conta da atitude e do descumprimento das ordens da autoridade policial, B. também foi presa, e ambos os envolvidos tiveram seus direitos constitucionais assegurados antes de serem conduzidos à 13ª Subdivisão Policial (SDP), onde foram formalmente apresentados.