{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Policial

Operação da Polícia Federal mira crimes de abuso sexual infantil em Ponta Grossa; investigado foi preso em flagrante

há 2 horas

Polícia Federal

Operação da Polícia Federal mira crimes de abuso sexual infantil em Ponta Grossa; investigado foi preso em flagrante
Publicidade

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (28), a Operação Anjos da Rede VII, destinada ao enfrentamento de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes cometidos no ambiente virtual.

A ação ocorreu em Ponta Grossa, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, com a finalidade de identificar responsáveis e interromper a disseminação de conteúdos ilícitos na internet.

Durante o cumprimento das diligências, um investigado foi preso em flagrante após a localização de arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil em seu dispositivo eletrônico. O material encontrado confirmou a prática criminosa e motivou a adoção imediata das medidas legais cabíveis. Foram recolhidos equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia criminal para aprofundamento das análises.

Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Compartilhe:

Leia também

Colisão entre caminhões interdita totalmente trecho da BR-376
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia