A Polícia Civil do Estado do Paraná, por meio do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, comunica a identificação de três indivíduos envolvidos em uma série de crimes patrimoniais ocorridos na região entre abril de 2024 e março de 2025. Os suspeitos, com idades de 26, 25 e 37 anos, foram identificados após investigações que interligaram diversos inquéritos policiais.
A organização criminosa é suspeita de ter cometido ao menos seis crimes patrimoniais nos últimos 12 meses:
1. Em 14 de abril de 2024, o grupo invadiu as dependências de uma instituição de ensino superior na área central de Ponta Grossa. Durante a ação, os criminosos renderam um segurança e subtraíram três cofres e diversos objetos do local.
2. Em 17 de novembro de 2024, os mesmos indivíduos teriam arrombado uma empresa situada no Distrito Industrial. Nesta oportunidade os criminosos arrombaram uma janela após tentarem sem sucesso arrombar a porta, subtraindo diversos objetos do local. Um dos indivíduos aparentemente portava uma arma de fogo.
3. Em 18 de novembro de 2024, o grupo invadiu um canteiro de obras localizado no bairro Cara-Cara, mediante arrombamento das janelas dos containers utilizados como escritório. Nessa ocasião, foram subtraídos 11 notebooks, 15 rádios comunicadores, 2 baterias de caminhão e outros pertences de menor valor.
4. Em 28 de dezembro de 2024, os investigados, encapuzados e de luvas, todos armados de pistola, renderam dois seguranças de uma empresa situada na Colônia Dona Luiza. Os criminosos subtraíram diversos bens do local. As vítimas foram amarradas e trancadas em um container.
5. Em 18 de fevereiro de 2025, quatro indivíduos armados invadiram um acampamento no distrito de Itaiacoca, onde renderam uma família, amarrando as vítimas e trancando-as em cômodos da residência. Os criminosos subtraíram dois veículos, equipamentos de som, ferramentas, geradores, motosserras, implementos agrícolas, botijões de gás, notebook e aparelhos celulares. Os veículos foram recuperados no dia seguinte, abandonados em uma estrada rural próxima à empresa Makita.
6. Em 24 de março de 2025, três indivíduos armados e mascarados renderam um vigilante de uma distribuidora de carnes no Distrito Industrial. Após amarrarem a vítima, subtraíram objetos da empresa, incluindo um cofre com documentos, arma atordoadora com munições, ferramentas e um veículo pertencente a um funcionário. O veículo foi posteriormente encontrado abandonado no bairro Uvaranas.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de um dos suspeitos, diligência esta que contou com o apoio do Setor Operacional da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, foram encontrados diversos objetos que haviam sido subtraídos nos roubos, incluindo ferramentas profissionais, equipamentos de segurança, eletroeletrônicos, rádios comunicadores, televisões e outros itens de valor. Todos os objetos recuperados foram devidamente identificados e já estão sendo devolvidos aos seus legítimos proprietários.
Um dos suspeitos também é investigado por porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo, ocorrido em 10 de janeiro de 2025, quando efetuou um disparo contra um desafeto, não o atingindo.
Na residência de outro dos envolvidos, foram apreendidas duas armas de fogo com numeração suprimida (uma pistola calibre .380 e um revólver calibre .38) e mais de 100 munições de diversos calibres.
Foi realizada a prisão de um homem de 37 anos de idade, o qual segue detido na Cadeia Pública local à disposição do Poder Judiciário.
Embora tenha sido decretada a prisão preventiva dos autores, dois deles seguem foragidos.
Os suspeitos responderão pelos crimes de roubo circunstanciado, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo, receptação qualificada e associação criminosa.
A Polícia Civil continua as investigações para localizar os suspeitos e identificar possíveis novas vítimas e outros crimes relacionados ao grupo. Para tanto, pede-se o apoio da população, podendo serem encaminhadas denúncias por meio do WhatsApp (42) 3219-2766.
da PCPR