Uma mulher de 51 anos, passageira de um veículo SUV Chevrolet Trailblazer, precisou ser encaminhada pelo SIATE, do Corpo de Bombeiros, até o Hospital Geral Unimed (HGU), na tarde de sexta (24), após um acidente em que o veículo colidiu contra um bitrem. O acidente foi registrado em torno das 13h10, na Avenida Presidente Kennedy, no trecho urbano da BR-376, na altura do km 491, nas proximidades do viaduto da Santa Terezinha.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prestou atendimento ao acidente, houve uma colisão lateral, seguida de choque contra defensa, que resultou em nova colisão. O acidente envolveu um conjunto bitrem Volvo FH, com placas de Araucária (PR), carregado de soja, e a SUV Trailblazer, com placas de Castro (PR).
De acordo com o levantamento feito pela PRF no local do acidente, houve uma colisão lateral entre o bitrem e a SUV, o que ocasionou a perda de estabilidade da Trailblazer, que derrapou. Na tentativa de corrigir a trajetória, o veículo acabou colidindo contra a defensa e ainda desgovernada chocou-se novamente contra o caminhão.
Os motoristas não se feriram, realizaram exame de alcoolemia (bafômetro), com resultado negativo para ambos. A passageira da caminhonete bateu a cabeça, foi atendida pela viatura SIATE, do COBOM e encaminhada para o HGU, com ferimentos considerados moderados.
No momento do acidente, o trânsito já estava congestionado no sentido Curitiba, sendo que ficou ainda mais complicado. Além deste acidente, foram atendidas mais quatro ocorrências de colisão traseira entre os quilômetros 490 e 494 (viaduto da Santa Paula e viaduto da Santa Maria), todas sem gravidade, mas que causam grandes transtornos ao envolvidos e as condições de trânsito.
A PRF alerta aos motoristas que transitam em situações de lentidão e congestionamento para que mantenham a atenção voltada ao trânsito e observem uma distância segura entre o veículo que vai a sua frente e o seu. Também recomenda que, caso o trânsito pare totalmente, nunca pare “colado” ao veículo da frente, além de aumentar a gravidade no caso de uma colisão pode dificultar uma manobra se precisar desviar o outro veículo.
Outra advertência da PRF aos motorista é para que jamais transite pelo acostamento e que não use o celular enquanto dirige, seja para filmar ou fotografar um acidente, além de gerar risco de novo acidente aumenta a lentidão do trânsito.
Com informações da PRF