Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

PCPR indicia homem por golpe de R$ 4 mi em loja de pneus em PG

Investigações apontam que o suspeito, que trabalhava como vendedor na empresa, utilizou informações do sistema para aplicar o esquema fraudulento
2025-02-21 às 16:17

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou nesta sexta-feira (21) um homem de 37 anos pelo crime de estelionato. Ele era investigado em um inquérito policial que apurava um esquema de fraude contra uma empresa de pneus, causando um prejuízo de mais de R$ 4,1 milhões em Ponta Grossa.

De acordo com as investigações, o suspeito, que atuava como vendedor industrial desde 2011, utilizou seu conhecimento dos sistemas internos da empresa para arquitetar um esquema fraudulento. O golpe envolvia a simulação de vendas usando dados de clientes cadastrados, emissão de notas fiscais e boletos falsos, além da alteração dos endereços de entrega junto às transportadoras para desvio das mercadorias.

Mais de 13 mil pneus foram desviados ao longo de 2024. A fraude foi descoberta após funcionários da empresa identificarem um crescimento atípico nas vendas do investigado, associado a um alto volume de débitos vencidos. Vários clientes confirmaram que não realizaram as compras registradas em seus nomes.

Mesmo após sua demissão por justa causa em dezembro de 2024, o suspeito continuou tentando contatar clientes para aplicar o golpe. O inquérito reuniu provas documentais, depoimentos e evidências materiais que comprovam a materialidade do crime e os indícios de autoria.