Domingo, 06 de Outubro de 2024

Perseguição a moto por vários bairros de PG termina em colisão

2024-04-06 às 10:55
Foto: GCM/SMCSP

O medo de ter sua moto apreendida levou um rapaz a tentar despistar a Guarda Municipal, numa perseguição que percorreu vários bairros de Ponta Grossa na noite de sexta (5). A equipe “Alpha” do Grupamento Especial Tático com Apoio de Motocicletas (GETAM) percorria a Rua Saldanha Marinho, no Centro, em torno das 19h20, quando avistou uma moto azul Yamaha XT 600 sem placas trafegando pela Rua Coronel Dulcídio.

Os guardas usaram sinais luminosos e sonoros para tentar abordar o motociclista, que decidiu fugir em vez de permitir a abordagem. O acompanhamento tático demandou apoio das equipes GETAM “Bravo”, Grupamento de Operações Especiais (GOE), Grupamento de Apoio Tático (GAT) e equipes de Trânsito, pois a perseguição se estendeu por vários bairros da cidade.

O trajeto do piloto em fuga variou entre a região central, o Jardim América e o Jardim Carvalho e, por fim, retornou para o Centro. No percurso, “furou o sinal” várias vezes, trafegou na contramão e subiu em calçadas, pondo em risco pedestres e outros veículos que trafegavam nas vias.

Quando a moto voltou para a Saldanha Marinho, na contramão, colidiu de frente contra um automóvel Honda Civic. Com a queda, finalmente foi possível abordar o fugitivo. Não foi constatado alerta de furto ou roubo contra a moto, mas o autor alegou que tinha medo de ela ser apreendida.

Uma equipe do Samu foi acionada, mas o condutor da moto negou atendimento médico. Em revista pessoal, foram encontrados cinco gramas de substância análoga a cocaína entre seus pertences.

O homem recebeu voz de prisão e foi orientado sobre seus direitos constitucionais antes de ser encaminhado até a 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP). Para a segurança da equipe e devido ao estado de agitação do conduzido, foi necessário o uso de algemas.

Informações e fotos: GCM/SMCSP