A Polícia Federal e a Receita Federal, em conjunto, deflagraram nesta quinta-feira (24), a Operação Forlands relativa à investigação de possível lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
Foram cumpridos sete Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba nas cidades de Itapema (SC) e Curitiba, além da execução do bloqueio de contas bancárias e bens, no valor de até R$ 5 milhões.
Uma das formas de atuação do grupo investigado consistia na negociação de diversos veículos, incluindo veículos de luxo, com pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, utilizando-se de transações suspeitas e de nomes de interpostas pessoas e empresas (“laranjas”).
A investigação foi iniciada a partir de documentos obtidos na Operação Follow the Money, deflagrada em 06 de março de 2024, também relativa à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
Os elementos colhidos até aqui apontam para o fato de que o grupo investigado facilitava o trânsito de valores suspeitos de indivíduos envolvidos com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro do tráfico, permitindo, assim, a continuidade delitiva dessas organizações.
O material apreendido nesta data será analisado pela Polícia Federal e pela Receita Federal e apresentado ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal. Caso condenados, os investigados podem ser sentenciados a penas de até 10 anos de prisão.