A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, nesta quinta-feira (15), a tradicional Solenidade em Homenagem ao Patrono da corporação, o Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. O evento foi realizado às 10h na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar, em Ponta Grossa, e reuniu autoridades civis e militares. (Veja imagens abaixo)
Entre os presentes estavam o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Sergio Nabozny, o major Marcelo Ferreira Ribas, representando o 4º Comando Regional, e o vice-prefeito de Ponta Grossa, pastor Moisés Faria. Familiares, policiais da reserva e demais convidados também participaram da cerimônia.
A programação incluiu a formação da tropa, discursos das autoridades e um momento especial em tributo ao patrono da instituição. Confira mais detalhes da solenidade com a repórter Camila Souza.
Coronel Sarmento
De acordo com informações da PMPR, o Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi declarado patrono da corporação por sua dedicação à vida militar e por sua bravura no ‘Combate do Irani’, em 1912, onde foi gravemente ferido no olho.
Nascido em 17 de maio de 1882, Sarmento ingressou na Polícia Militar em 1907 e participou de todas as campanhas revolucionárias enfrentadas pela corporação entre 1912 e 1926. Em 1924, comandou a tropa paranaense durante a Revolução daquele ano.
Após ser transferido para a reserva em 1926, foi convocado novamente em 1929, permanecendo na ativa por mais um ano. Reformou-se definitivamente em 1930. Faleceu em 21 de abril de 1934, data que também homenageia Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
Por Camila Souza.