há 3 horas
Lucas Ribeiro

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio do Setor Operacional da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa (SDP), realizou a devolução de mais de 50 aparelhos celulares durante a manhã desta terça-feira (16), em Ponta Grossa. Os produtos devolvidos foram recuperados pela Polícia Civil após serem roubados ou furtados dos donos.
Conforme informou a Polícia Civil, a ação faz parte do Projeto Recuperacel, lançado em maio de 2025 em diversas regiões do Paraná. Mais de 1,1 mil aparelhos já foram devolvidos aos seus donos desde o início da ação.
Conforme explica o delegado da Polícia Civil, José Guilherme Fontana, a identificação de cada aparelho e o seu respectivo dono ocorreram por meio da análise de informações registradas nos boletins de ocorrência. Através do número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (International Mobile Equipment Identity - IMEI), os policiais conseguiram individualizar cada aparelho e encontrar as vítimas.
O IMEI, como explica o delegado, pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada. Em caso de roubo ou furto, apresentar o número do IMEI durante a confecção do boletim de ocorrência é essencial para a recuperação do aparelho.
"A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos. Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO", destaca o delegado Guilherme Fontana.
"Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR", complementa o delegado.