Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Polícia Militar e Polícia Civil criam força-tarefa para redução dos índices de homicídios em Ponta Grossa

2024-09-18 às 15:53
Foto: PMPR

Em um esforço conjunto para combater a criminalidade e reduzir os índices de homicídios no município de Ponta Grossa, a Polícia Militar, por meio do Comando do 4º CRPM, informa que foi criada uma Força-Tarefa entre o 1ºBPM e a 13ª SDP visando a intensificar a integração e coordenação de ações estratégicas entre os órgãos de segurança do município.

A iniciativa visa garantir maior eficiência nas operações, aprimorar o uso de inteligência policial e aumentar a presença ostensiva nas áreas mais vulneráveis da cidade. Participam desta força-tarefa a Polícia Militar, com tropas táticas direcionadas por ações de inteligência, em conjunto com a Polícia Civil, de forma coordenada, de forma a implementar um plano de ação focado na prevenção e repressão de crimes violentos. Essa cooperação pretende otimizar os recursos disponíveis e potencializar a eficácia das operações.

O plano inclui medidas como o aumento de patrulhamentos preventivos em áreas identificadas como críticas, operações integradas de fiscalização e blitz, além de um reforço nas investigações para identificar e desarticular organizações criminosas que atuam na região. A troca de informações entre os órgãos será fundamental para antecipar e neutralizar atividades ilícitas, com foco especial nos crimes de homicídio. Ao longo dos últimos dias as ações desenvolvidas resultaram na prisão de diversas pessoas envolvidas em crimes de homicídios e tráfico de drogas, além da apreensão de armas e entorpecentes.

Segundo o Coronel Renato dos Santos Taborda, Comandante do 4º CRPM, a união de esforços já apresenta resultados positivos em outras regiões do Estado, e a expectativa é de que, em Ponta Grossa, os índices de criminalidade comecem a cair gradualmente nos próximos meses. “A integração entre as forças de segurança é fundamental para atingirmos resultados expressivos e proporcionar uma maior sensação de segurança para a população”, afirma o Coronel Taborda. As autoridades locais reforçam o pedido para que a população colabore, denunciando atividades suspeitas por meio do Dique Denúncia 181eparticipando ativamente dos programas de prevenção

Da assessoria