Na tarde do último sábado (08), a Polícia Militar do Paraná, por meio do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), atendeu uma ocorrência de emergência. Um carro chegou até a sede do 17º BPM com um homem de 68 anos engasgado. O genro e a filha do homem levaram o idoso até o batalhão após lembrarem de um caso semelhante ocorrido na mesma unidade, pouco tempo antes, no qual um bebê foi desengasgado pelos policiais.
Ao chegar no batalhão, a filha do senhor informou aos policiais sobre a situação, que agiram prontamente. As equipes que atuam no quartel e da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) participaram do socorro ao homem. Por meio da manobra de Heimlich, o sargento Pedro dos Santos teve êxito em desengasgar o homem, que havia ficado 7 minutos sem respirar.
Após o socorro, o idoso, identificado como Edilson, foi levado para o Hospital São José, onde passou por exames e foi liberado na segunda-feira (10). Nesta quarta-feira (12), a equipe que prestou socorro ao homem o reencontrou e foi recebida com muitos agradecimentos. “É muito gratificante”, disse o sargento Pedro dos Santos. “Ver ele aqui, são e salvo, firme e forte, isso não tem preço.”
O major Giuliano de Freitas, comandante do 17º BPM, destacou a importância da preparação dos policiais nesses casos. “Os policiais militares já estão recebendo esse treinamento, tanto o embasamento teórico quanto a prática. E ele realmente tem feito a diferença em várias circunstâncias e ocasiões. Estamos sempre prontos para intervir na situação que for, sempre protegendo e cuidando da população paranaense”, finalizou o major Freitas.
da PMPR