Durante operação exclusiva da Receita Federal de combate ao contrabando e ao descaminho em ônibus de linha regular provenientes da fronteira com o Paraguai, na madrugada desta sexta-feira (11), na BR-277, proximidades do posto da PRF em Irati, a Equipe de Vigilância e Repressão Aduaneira (EVR) da Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa em conjunto com a Divisão de Vigilância e Repressão Aduaneira (DIREP) da Superintendência da Receita Federal em Curitiba, detectou o movimento suspeito de um veículo Peugeot 3008, que tentou se esquivar da fiscalização.
A equipe consultou as bases de dados e constatou que o veículo estava vindo de Foz do Iguaçu e detectou outros indícios de possíveis irregularidades aduaneiras, perseguiu e conteve o automóvel e seus dois ocupantes masculinos, um motorista e um passageiro, que estavam transportando mercadorias estrangeiras irregulares cujo destino seria Curitiba.
Durante a vistoria detectou-se a presença de uma chave de fenda que chamou a atenção da equipe em relação à possível existência de um fundo falso. Após a revista minuciosa no veículo, foram encontrados ocultos, somente no pneu estepe, 25 iPhones. Transportava também Macbooks, perfumes e anabolizantes. As mercadorias avaliadas preliminarmente em R$ 300 mil e o veículo foram apreendidos e removidos para a Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa. Os dois ocupantes do veículo foram presos em flagrante e encaminhados para a Polícia Federal.
Além dessa ocorrência, durante a mesma operação, também foram vistoriados diversos outros ônibus de linha regular vindos da fronteira e apreendidas mais mercadorias estrangeiras em situação irregular, de modo que a apreensão total decorrente da ação foi de cerca de R$ 500 mil.
A Receita Federal e seus servidores atuam diuturna e incansavelmente no combate ao contrabando, ao descaminho e aos demais ilícitos penais, tributários e aduaneiros, como forma de cumprir a legislação, atender ao interesse público e defender os interesses do Estado Brasileiro.
da assessoria