Domingo, 13 de Abril de 2025

Resistente a abordagem da GCM, rapaz instiga parentes a ‘partirem para cima’ de guardas municipais

2025-04-12 às 09:56
Foto: GCM/SMCSP

Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Ponta Grossa, na noite de sexta (12), em torno das 20h30, por tráfico de entorpecentes, resistência, desacato, desobediência e ameaça. Segundo o relato da GCM, a equipe “Mike”, do Grupamento Patrimonial Tático (GPT), patrulhava os arredores da Escola Municipal Dr. José Pinto Rosas, no Parque Bonsucesso, no bairro Chapada, quando avistou cinco pessoas sentadas numa esquina.

Ao se aproximar do grupo, sentiu forte odor de substância análoga a maconha e deu voz de abordagem. Um dos indivíduos se recusou a obedecer às ordens da equipe e foi necessária muita insistência até que ele acatasse. Nada de ilícito foi constatado, em consulta aos dados do abordado. Entretanto, em busca pessoal, foi encontrado um invólucro preto contendo maconha, no bolso esquerdo de seu calção, que posteriormente foi pesado, totalizando 14 gramas da substância. No bolso direito, foram encontrados R$ 10, em cédulas trocadas (uma de cinco, duas de dois reais e uma moeda de um real).

Segundo a GCM, durante a abordagem, o rapaz voltou a desobedecer às ordens e precisou ser contido pelos guardas. O rapaz começou a xingar a equipe, proferir ameaças contra os guardas e a instigar seus parentes, que estavam ao redor, a partirem para cima da equipe.

Os demais, que estavam com o rapaz, foram revistados e passaram por consulta nominal, que não acusou nenhuma irregularidade ou ilícito, sendo todos liberados no local.

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP), com o uso de algemas, mediante o que rege a Súmula Vinculante 11 do STF.

Informações e foto: GCM/SMCSP