Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Secretária de Segurança Pública de PG detalha ações preventivas realizadas no município: “Todo nosso efetivo está empenhado”

2023-04-20 às 16:26

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (20), a secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski, detalhou as ações de segurança que o município tem adotado, principalmente, nas últimas semanas.

A secretária afirma que Ponta Grossa é a pioneira na utilização de uma tecnologia que integra todas as imagens das câmeras de segurança da Prefeitura e imagens dos radares do município, para prevenir condutas e auxiliar nas investigações. “Na sequência vamos ampliar isso, para que o munícipe que tenha uma câmera voltada para rua, ele possa nos fornecer a sua imagem, para que a gente possa prevenir condutas e investigações, uma parceria público-privada, em prol da segurança”, explica Tânia, ressaltando que este recurso está possibilitando a integração das imagens de todas as escolas municipais.

Será disponibilizado um dispositivo de segurança para os servidores, chamado de botão do pânico, para que eles possam acionar as forças de segurança, no momento em que detectarem uma ameaça. “Não é um botão físico, é um botão que vai ser instalado no celular do servidor. Ele deverá apertar por três segundos para que a informação da localização vá para a central de monitoramento. Acionado o botão, o próprio sistema, com inteligência artificial, vai saber qual a viatura está mais próxima do local”, pontua.

Tânia Sviercoski reforça que todo o efetivo, tanto da Guarda Civil Municipal, como da Polícia Militar, está mobilizado para o atendimento das escolas e das regiões em que elas estão localizadas. Porém, é necessário que os pais mantenham a calma e transmitam segurança para os filhos. “Esse é um momento em que as pessoas estão temerosas com o que aconteceu lá em Blumenau, tem muita fake news, mas desse momento de apreensão temos que utilizar para que a gente possa melhorar a segurança das escolas e do entorno. A escola é um ambiente seguro para as nossas crianças, precisamos passar segurança para os nossos filhos, eles têm direito a educação e a ter um ambiente legal para se desenvolver integralmente”, diz.

Ela ainda completa. “Temos que cuidar dos nossos filhos, cuidar do relacionamento, cuidar com o que eles estão fazendo, saber quem são os amigos, saber se ele está tendo um bom relacionamento na escola, ter a curiosidade de falar com o professor, procurar saber com a criança se ela não está sendo vítima de bullying também, porque às vezes a gente não conversa com os filhos e não sabe”, afirma.

“Estamos atendendo os anseios da população que está clamando por segurança nas escolas, é melhor pecar pelo excesso. Ao invés de enaltecer a violência, vamos fazer a paz, transmitir, mas principalmente para os nossos filhos, vamos transmitir para eles essa segurança. Vamos criar um ambiente de paz”, destaca.

Passado este momento, Tânia diz que o investimento em tecnologia vai ser mantido nas escolas. Além disso, o recurso será estendido para toda a administração municipal, como postos de saúde, por exemplo, “para que todos possam se sentir mais seguros para trabalhar”, diz a secretária.

Confira a entrevista completa: