Um automóvel Fiat Palio, que havia sido furtado na manhã de sábado (19), no Centro, foi recuperado pela Polícia Militar por volta das 22h20, no bairro Oficinas. Conforme o relato da PM, por volta das 7h30, uma equipe atendeu ao proprietário, que relatou ter deixado o veículo estacionado na via pública, na região central, onde ele trabalha, e percebeu, no início da manhã, que o carro tinha sido levado.
Em torno das 22h20, uma equipe do 1º BPM identificou o veículo enquanto ele trafegava pela Avenida Visconde de Mauá, no bairro Oficinas, e conseguiu abordá-lo próximo à Praça Simon Bolívar. O condutor alegou à PM que tinha adquirido o automóvel há poucos instantes, após negociá-lo em uma rede social. O suspeito de receptação foi conduzido, junto do automóvel apreendido, para a tomada de providências na Delegacia de Polícia Civil.
O proprietário do veículo foi informado pela PM sobre a recuperação do automóvel. Posteriormente, diligências localizaram o homem que vendeu o Palio e ele também foi conduzido para a tomada de providências.
Ainda que a compra e venda de bens através de redes sociais e sites especializados em negociações diretas facilite o dia a dia, a Polícia Militar recomenda cautela nas transações, sobretudo considerando a procedência dos
bens em negociação. A utilização de plataformas de consultas públicas – a exemplo do Senatran ou Sinesp
Cidadão, mediante cadastro prévio – favorecem a identificação de alertas de furtos e roubos de veículos. Exigir que
sejam apresentadas notas fiscais que comprovem a aquisição lícita dos bens também pode ser útil para identificar
sua procedência legal, desconfiando de valores discrepantes com aqueles praticados no mercado regular. Especialmente em relação a compra de veículos, orientamos que não seja realizado pagamento sem a adoção das
providências legais previstas no CTB, procurando junto do vendedor a regularização do veículo na
Ciretran/DETRAN.
Informações: 1º BPM