O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) manifestou profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira (21). O pontífice, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos, após enfrentar complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonia bilateral.
Em nota, Aliel destacou o legado de humildade, compaixão e compromisso social deixado por Francisco. “O mundo perde uma liderança espiritual que nos ensinou, com palavras e gestos, o valor da empatia, da justiça e da solidariedade. Francisco foi um Papa que aproximou a Igreja dos mais vulneráveis e inspirou milhões com sua simplicidade e coragem”, afirmou.
O parlamentar também relembrou o encontro que teve com o Papa em setembro de 2023, durante missão oficial da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. Na ocasião, Aliel, então presidente da comissão, participou de audiência no Vaticano ao lado de outros deputados brasileiros. “Foi um momento que marcou a minha vida para sempre. Em nossa conversa, ele nos ensinou que todo cristão deve cultivar ‘ternura, compaixão e proximidade’ — palavras que levo comigo até hoje”, contou.
Aliel ainda ressaltou a relação especial de Francisco com o Brasil, país com a maior população católica do mundo. O Papa demonstrou constante atenção às questões sociais brasileiras, como a desigualdade, a proteção da Amazônia e a defesa da democracia.
da assessoria