Aliel Machado recebe Título de Doutor Honoris Causa da UEPG nesta semana | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Aliel Machado recebe Título de Doutor Honoris Causa da UEPG nesta semana

2023-11-27 às 14:38
Foto: Divulgação

O deputado federal Aliel Machado (PV) vai receber na próxima sexta-feira (1º) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), concedido pelo Conselho Universitário em julho deste ano. A sessão solene terá início às 18h e acontece no Grande Auditório, no Campus Centro. Esta é a segunda vez na história da instituição que a honraria é concedida.

O assessor da reitoria, professor Carlos Willians Jaques Moraisao representar o Nutead no pedido, destacou no texto que o objetivo do título é “distinguir o homenageado pelo vulto das importantes atividades legislativas realizadas”. Morais menciona no documento que a concessão reconhece o trabalho do deputado em defesa da ciência e das políticas públicas de desenvolvimento científico e tecnológico, “especialmente no período mais grave de saúde pública mundial, quando vivemos ameaça à vida pela pandemia do Covid-19”.

O reitor Miguel Sanches Neto relata que a concessão do título se dá em função da defesa incondicional que Aliel Machado sempre fez do ensino público, do ensino superior, da ciência e da cultura. “Num momento em que a universidade pública passa por tantos questionamentos, é extremamente importante reconhecer aquelas figuras que entendem a Universidade como a grande instituição, não apenas de ensino, mas a grande instituição pública de um país, de um estado, de uma cidade”, explica. Para Sanches, Aliel Machado sempre defendeu a universidade pública de maneira genérica e a UEPG de maneira específica. “Destaca-se a atuação dele pela educação como um todo, o que também acaba sendo reconhecido por esse título. Essa honraria, concedida ao deputado, faz juz ao trabalho realizado em prol da nossa instituição”, conclui o reitor.

Saúde e Educação

Ainda de acordo com o texto, o reconhecimento é a forma encontrada pelo Nutead e pela Reitoria para reconhecer publicamente a contribuição do parlamentar à comunidade científica e à sociedade brasileira. No pedido, foi mencionada a atuação de Aliel Machado desde 2014. Contudo, a justificativa se atém ao trabalho realizado desde 2020, quando, na vice-presidência da Comissão de Educação da Câmara, Aliel Machado atuou em diversas frentes parlamentares em defesa do fortalecimento da Educação Pública e do Sistema Único de Saúde. O documento menciona também a atuação do parlamentar na presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI)entre março de 2021 e abril de 2022. No período, conforme o texto, “ainda vivíamos a crise de saúde pública causada pela pandemia do Covid-19”.

Ao receber a notícia sobre a concessão do título, emocionado, Aliel Machado relembra que “a defesa pela educação pública; a luta contra as desigualdades; a defesa para que o serviço público chegue com qualidade para atender a população; são lutas do cotidiano, feitas por muitas lideranças e que transcendem por muitas gerações”. Nesse contexto, ele salienta também que os últimos anos foram um grande desafio. “Tivemos que enfrentar uma das pandemias mais severas da história. Um vírus que ceifou a vida de milhões de pessoas pelo mundo”. O deputado menciona que durante o período teve a honra e a responsabilidade de presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. “E não nos furtamos da responsabilidade de defender a Ciência, a vacina, a autonomia universitária e a democracia. Recuperamos recursos, fizemos debates importantes e conseguimos resultados positivos, mesmo naquele momento onde o negacionismo se fortalecia. Infelizmente, o ataque que era feito à Ciência atingia toda a sociedade”.

Ligação com a UEPG

As emendas parlamentares impostas e empenhadas no setor da saúde integram a justificativa do pedido, com destaque para os recursos destinados ao fortalecimento e ampliação das estruturas do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Para o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, o parlamentar tem possibilitado avanços à Universidade. “O deputado tem desempenhado um papel importante em várias incursões nossas pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Capes e outros órgãos que são diretamente afetos às atividades da UEPG”. Demiate destaca que o deputado é da base; foi aluno da instituição; é uma personalidade extremamente relevante para cidade e para região; além de ser uma pessoa-chave na Câmara dos Deputados. “Tudo isso faz com que a Universidade reconheça nele um personagem com um futuro muito brilhante para a região e para a cidade. Ficamos muito felizes por poder conceder esse título raro”.

“Eu tive a honra de ser aluno da Universidade e tenho muito orgulho da minha origem na cidade de Ponta Grossa, vindo da periferia, de ter hoje condições de receber essa que talvez seja a maior honraria que alguém possa receber de uma instituição”, enaltece Aliel Machado. O parlamentar destacou também o papel da Universidade nos cenários local e nacional. “Ter esse reconhecimento, por parte da UEPG, que é uma das universidades mais importantes do Paraná e do Brasil e que realiza um trabalho tão importante de serviços prestados à comunidade, e que hoje tem a sua frente como reitor uma grande liderança, é motivo de muito orgulho”.

Aliel Machado agradeceu o reitor, professor Miguel Sanches, o vice-reitor Ivo Mottin Demiate e todo o Conselho Universitário pela aprovação. “Reforço o meu compromisso em defesa da Educação pública de qualidade, das nossas universidades e da Ciência”, disse Aliel.

Biografia

Aliel Machado nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 26 de fevereiro de 1989. Filho da dona Sueli Machado (dona de casa) e do Sr. Ali Nayef Bark (metalúrgico). De família humilde, sem ligação com a política, Aliel carregou sacolas na feira e foi engraxate na infância.

A carreira política de Aliel Machado iniciou no movimento estudantil, ainda na adolescência. Coordenou manifestações relacionadas ao transporte público. Atuou como coordenador regional na Paraná Esportes, ligada à Secretaria de Esportes do Estado. Candidatou-se ao cargo de vereador pela primeira vez em 2008 e quatro anos depois foi eleito e se tornou presidente da Câmara Municipal – o mais jovem a ocupar o cargo. Em 2014, com 82.886 votos, foi eleito deputado federal, com reeleição em 2018 e 2022. Foi premiado com o primeiro Prêmio Getúlio Vargas; defendeu o Piso Nacional da Enfermagem, o Piso do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Entre 2021 e 2022, Aliel presidiu a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), uma das mais importantes da Casa.

Durante a pandemia, defendeu a Ciência e os cientistas. Com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, presidida pelo ex-ministro Renato Janine, o parlamentar lutou contra os cortes de recursos destinados ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Aliel também atuou em parceria com a então presidente da Fiocruz, Nísia Trindade (atual ministra da Saúde), pela defesa da vacinação e das vacinas durante a pandemia. Além disso, propôs a vacinação de jovens e adolescentes, que até então estavam fora do cronograma de vacinação proposto pelo Governo. Atualmente, no seu terceiro mandato como deputado federal, Aliel preside a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) na Câmara Federal.

Honoris Causa na UEPG

A outorga do primeiro título de Doutor Honoris Causa da UEPG, concedida ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, aconteceu em 15 de agosto de 2016, durante o 7o Simpósio Jurídico dos Campos Gerais, promovido pelo Setor de Ciências Jurídicas (Secijur) da UEPG, Centro Acadêmico Carvalhos Santos (Cacs) e Universidade do Norte do Paraná (Unopar/Ponta Grossa). A medalha e o diploma foram entregues pelo reitor à época, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli; e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Honoris Causa é uma expressão em latim que significa “por causa de honra”. Doutor Honoris Causa é título atribuído a personalidades eminentes, de projeção nacional ou internacional. É a outorga mais importante concedida pela Universidade e aprovada em sessão do Conselho Universitário.

Com informações da assessoria